Turma 16 de Fisioterapia tem reencontro emocionante na PUC-Campinas

Ex-alunos, formados no início dos anos 1990, se emocionaram em voltar à Universidade e se surpreenderam com a nova estrutura do curso no Campus II

Fisioterapeutas já estabelecidos no mercado puderam, neste fim de semana, voltar no tempo e reviver momentos de quando ainda sonhavam com a conquista profissional. A turma 16 de Fisioterapia da PUC-Campinas, formada na Universidade em 1991, se reuniu novamente nas dependências da Clínica de Fisioterapia do Campus II. O evento faz parte das atividades do Núcleo de Relacionamento com Egressos da PUC-Campinas, que, por meio do Programa Alumni, busca manter o vínculo com os estudantes que já passaram pela Instituição.

Depois de muitos anos, eles tiveram a chance de reencontrar colegas, reviver momentos da juventude e serem tomados pela emoção. “Todo mundo quando entra na faculdade, na graduação, está pronto para sair como profissional. Só que se esquece que o convívio e tudo que a universidade pode produzir são o que você vai levar para sempre: os professores, os amigos são coisas que te agregam muito e é muito bom reencontrar. Tem gente que eu não via há 30 anos. A PUC-Campinas abrir esse espaço é algo indescritível”, comentou o fisioterapeuta Ricardo Sasaki.

O mesmo sentimento também tomou conta da fisioterapeuta Patrícia Teixeira Costa. “Já fizemos outras reuniões, mas surgiu a saudade e aí queríamos visitar a PUC-Campinas novamente. Fomos tentando articular e organizar. É uma satisfação muito grande estar aqui. É um presente que a PUC-Campinas nos dá hoje, de poder visitar um ambiente em que passamos quatro anos”, comenta.

A saudade e a alegria de ver a estrutura ainda mais moderna também foi citada pelos profissionais. “É uma sensação de saudosismo. Lembrar de nós, tão pequenos, e ver essa clínica agora, maravilhosa. Sentimos saudades dos professores. Dá vontade de, novamente, vir aqui no dia a dia. É emocionante, muito bacana”, reforça a fisioterapeuta Luciana Dias Chiavegato. “É uma nostalgia e uma felicidade grande ver o quanto evoluiu. É uma surpresa boa estar aqui e uma sensação de realização”, completa a fisioterapeuta Rosane de Souza Mineiro.

O encontro era tão esperado que, dentre os profissionais presentes, dois deles vieram dos Estados Unidos para participar. Outros também vieram de outras cidades da região e até mesmo de outros estados.

Além da visita às instalações, os egressos puderam acompanhar um vídeo com a participação dos docentes da turma e puderam registrar o momento com uma foto junto à bandeira do Programa Alumni. Eles também participaram de um café da manhã e ganharam brindes da Universidade durante a visita à nova clínica.

Carlos Giacomeli
9 de maio de 2023