Trabalho de Conclusão de Curso avalia utilização de cães com crianças em consultórios odontológicos  para redução da ansiedade

Linha de pesquisa  da PUC-Campinas avalia técnicas de redução de ansiedade em crianças durante tratamento na área de saúde

Pesquisas desenvolvidas na PUC-Campinas no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na linha de pesquisa da “Saúde da Criança e do Adolescente” estudaram a utilização de música e de laser em pontos de acupuntura e a sobre a artéria radial em pacientes para redução da ansiedade com a orientação do Prof. Sérgio Luiz Pinheiro. Esses trabalhos motivaram alunos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da Faculdade de Odontologia a estudar a utilização de cães para acalmar crianças que normalmente apresentam medo do dentista e do tratamento.

O trabalho com a utilização de cães está sendo realizado pelas estudantes Ayra Martins, Fernanda Geovana Lopes, Franciele Bartolomeu de Moraes, Isabela Ferreira Feitoza e Monique Rafaela Oliveira para o TCC que será apresentado em fevereiro de 2021.

Ayra conta que a pesquisa está estudando a aplicação de duas técnicas, a dos cães e do laser. “Desta vez, entretanto, utilizamos apenas cães para a redução da ansiedade e tivemos bons resultados. Contamos com a ajuda da ONG Patas Terapeutas e participaram crianças que têm muito medo de ir ao dentista. Elas tiveram contato com os cães antes do tratamento e já avaliamos que elas ficaram muito mais calmas”, disse.

O professor Sérgio Luiz Pinheiro, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, orientador do TCC, explica que ele faz parte de uma linha de pesquisa da PUC-Campinas voltada para crianças e adolescentes em tratamentos de saúde.

Para medir a ansiedade, são avaliados o batimento cardíaco, saturação de oxigênio e uma escala de ansiedade aplicada em pesquisas científicas. Os resultados que estão sendo registrados pelas alunas apontam para a redução desses indicadores com a utilização das técnicas.

A linha de pesquisa “Saúde da Criança e do Adolescente” já teve uma dissertação do ex-aluno Serge Kalongo Tshiswaka, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, defendida e publicada em revista científica, sobre a utilização de música para redução da ansiedade em crianças durante o tratamento odontológico.

Depois houve uma dissertação da ex-aluna Célia Rachel Guimarães Rangel  estudando o laser em pontos de acupuntura e sobre a artéria radial para a redução da ansiedade. A dissertação já foi defendida e também está em processo de publicação. Outro da aluna Caroline Marie Calil Scholz Prado utilizou cães para estimular bebês com atraso no desenvolvimento motor, cuja dissertação ainda será defendida em 2021.

Foram esses dois trabalhos que estimularam as alunas a desenvolver o projeto para o TCC utilizando as duas técnicas. Depois que elas apresentarem o TCC, outro grupo continuará os estudos em 2021.

Quem tiver interesse em conhecer as pesquisas ou participar como paciente pode entrar em contato com o professor Sérgio pelo e-mail  slpinho@puc-campinas.edu.br .

Marcelo Andriotti
13 de dezembro de 2020