Fruto de um Projeto de Extensão, programa Viva Idade participa do 15º Gramado Cine Vídeo

Um programa de televisão feito para e pela terceira idade, assim é o Viva Idade, um projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas, coordenado pelo professor da Faculdade de Jornalismo da Universidade Reginaldo Moreira. Com a participação de 20 alunas da terceira idade da PUC-Campinas, o programa foi selecionado para participar do 5º Seminário de Programação de TV, promovido pela Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) que acontece durante o 15º Gramado Cine Vídeo. No dia 16 de agosto, o coordenador do projeto participará do Seminário que este ano tem o tema A Inclusão Social nos Programas de Televisão. O professor detalhará o projeto Viva Idade que oferece aos idosos a oportunidade de realizar um programa de televisão. Ainda participarão do evento Marcílio Moraes, autor da novela Vidas Opostas da TV Record, Cynthia Ferrari, coordenadora do Balanço Social da TV Cultura, Netinho, fundador da TV da Gente, Rafaela Lima, da Rede Jovem Cidadania e de Paulo Santiago do Novolhar TV.

Inédito pelo formato e pela produção, já que além de ser destinado aos idosos o programa foi feito por eles, o projeto Viva Idade foi o único produto universitário escolhido para participar do Seminário. “Este é um programa experimental que será exibido pela TV PUC-Campinas, mas que daremos continuidade para que novos programas sejam realizados e exibidos”, completa Moreira.

Com 30 minutos de duração o programa Vida Idade mostra com alto astral que estar na terceira idade é estar de bem com a vida. Usando toda a sabedoria e experiência de anos de caminhada as 20 senhoras, que têm idade entre 49 e 87 anos, dão dicas de saúde, alimentação, relacionamento e cultura. Nesse primeiro programa será exibida uma matéria no Lar dos Velhinhos de Campinas que mostra os romances que sugiram entre os moradores do local além de uma enquete feita nas ruas de Campinas sobre avós modernos e o que é ser moderno para os idosos. “Rompemos o paradigma de que os idosos são aquelas pessoas que ficam em casa em suas cadeiras de balanço, sem fazer nada. Mostramos que a terceira idade é ativa e que ainda pode produzir muitas coisas, entre elas um programa de televisão”, argumenta Moreira.

O programa Viva Idade estréia na programação da TV PUC-Campinas no dia 15 de agosto, às 23 horas e haverá reapresentação no dia 16 de agosto, às 17h, no dia 17, às 23h, no dia 18, às 20h e no dia 19, às 23h. A programação da TV PUC-Campinas é transmitida pelo Canal 10 da NetCampinas, como parte do consórcio do Canal Universitário, composto também pela TV Unicamp e TV Unip. Mais informações sobre a grade horária da TV PUC-Campinas podem ser obtidas pelo endereço www.tv.puc-campinas.edu.br.

8 de agosto de 2007