Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

TCC da Faculdade de Análise de Sistemas visa implantar um sistema de gerenciamento de dados eletrônico na Apae de Campinas

O EduCare, um dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) realizado este ano pela Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas, tem o objetivo de criar um software para organizar e digitalizar todas as informações das pessoas atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campinas (Apae). Após identificar que a instituição não possuí nenhum banco de dados digital, já que todos os registros ainda são feitos manualmente, o grupo, composto por quatro alunos do último ano da Faculdade, resolveu implementar esse projeto para otimizar o sistema de cadastro e monitoramento dos atendidos pela Apae. O EduCare será implantado no início de 2008.

Além disso, o software EduCare foi desenvolvido de acordo com a estrutura que a Apae possuí. “Nós aplicaremos o trabalho nos computadores que eles têm lá. Além do mais, esse é um software livre que necessita somente que os computadores estejam ligados em rede para funcionar”, explica Jairo Barbosa, um dos integrantes do grupo. Para aprender a manusear o programa os estudantes iniciarão um treinamento para os funcionários da instituição. Além de Barbosa, fazem parte do grupo José da Silva, Lílian Campos e Rafael Farias.

“Além de tudo, com esse sistema será possível acompanhar o desempenho dos alunos que estão na instituição há muito tempo. Nós poderemos monitorar o progresso e também identificar as dificuldades de cada um”, ressalta Eliane Trevisan Nogueira, diretora pedagógica da Apae de Campinas. O software ainda permitirá que a instituição identifique se um candidato a ingresso na Apae já foi avaliado anteriormente. O EduCare foi um dos trabalhos participantes do Prêmio Projeto da Faculdade de Análise de Sistemas de 2007, ocorrido nesta semana.



Portal Puc-Campinas
14 de dezembro de 2007