Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

ProAces da PUC-Campinas cria acervo científico em braile

A PUC-Campinas oferece, desde 1997, o Projeto de Acessibilidade (ProAces), que proporciona suporte técnico e apoio pedagógico aos alunos deficientes e professores. O projeto é coordenado pela pedagogas e especialistas em educação especial Diléia Martins e Lívia Oliveira. Um dos serviços recentes criados pelo ProAces é um acervo de textos científicos em braile, disponível nas bibliotecas da Universidade. O ProAces também está disponibilizando em braile, a partir deste mês, as edições quinzenais do Jornal da PUC-Campinas.

Ausência de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio leva a perda de consciência crítica dos estudantes

Estamos vivendo um momento de discussões no Conselho Nacional de Educação (CNE) a necessidade de disciplinas como Filosofia e Sociologia voltar a serem obrigatórias no Ensino Médio. As conseqüências da ausência dessas disciplinas têm sido drásticas: alunos com baixo discernimento crítico, cuja dificuldade de raciocínio é evidente na baixa qualidade das redações apresentadas nos concursos vestibular. Quem pode falar sobre o assunto na PUC: professores José Antonio Trasferetti (Filosofia) e Doraci Alves Lopes, Patrícia Troppia ou Dulce Pompêo de Toledo (Sociologia).

Nova tecnologia permite a alunos acesso remoto a laboratórios da PUC-Campinas

Em casa, sem preocupação com o horário, de forma otimizada e contabilizando os dados com tranqüilidade: assim podem ser, agora, as práticas de pesquisa de alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica PUC-Campinas, já que dispõem de acesso remoto a equipamentos dos laboratórios de Eletrônica e de Meios de Transmissão. A tecnologia foi desenvolvida na própria Universidade, por um grupo de pesquisadores, e será implantada em novos laboratórios. O grupo é coordenado pelo professor Ricardo Braga, de Engenharia da Computação.

Professor de Direito da PUC-Campinas lança livro sobre tutela específica

Estudantes e profissionais de Direito, como juízes, promotores e advogados, passam a contar com uma nova obra jurídica de referência: o livro Tutela Específica nos Procedimentos Especiais, do professor Peter Panutto, da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, que será lançado nesta sexta-feira (31 de março), às 19h, no Auditório Nobrão, situado no Campus Central da PUC-Campinas (rua Marechal Deodoro, 1099, Centro de Campinas). A tutela específica envolve obrigações de fazer, obrigações de não fazer e entrega de coisa. Entre os exemplos de obrigações de fazer: instalações de filtros antipoluição por empresas poluidoras; realização de cirurgias por convênios médicos que alegam que tal cirurgia não está incluída no plano; transfusões de sangue em crianças cujos pais não autorizam o ato por questões religiosas. Exemplos de obrigações de não fazer: interrupção na fabricação de medicamentos danosos à saúde pública e de brinquedos que coloquem as crianças em risco. Exemplos de ações relacionadas a entrega de coisa: entrega de remédios caros por municípios ou pelo Estado quando os medicamentos não são distribuídos por postos de saúde; entrega de próteses e/ou remédios por convênios médicos quando há a alegação de não cobertura do plano.



Portal Puc-Campinas
13 de março de 2006