
Sistemas de Informação da PUC-Campinas recebe nota máxima em avaliação in loco do MEC
A renovação de reconhecimento do Curso certifica a excelência da Universidade na área
O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da PUC-Campinas acaba de consolidar a sua excelência acadêmica ao receber a nota 5 na mais recente avaliação de renovação de reconhecimento realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), cuja certificação, concluída neste mês de novembro, contou com a análise criteriosa de dois avaliadores com profundo conhecimento na área. Essa foi a primeira visita in loco do INEP às instalações do curso.
Esta avaliação, assim como as demais avaliações realizadas por comissões de avaliadores do MEC, é feita “in loco” de forma remota, por meio de reuniões síncronas com as coordenações dos cursos, com os docentes, com os alunos, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com os dirigentes da Universidade.

Com duração de quatro anos, o Curso, iniciado em 1973 e reconhecido em 1980, ainda com o antigo nome de Análise de Sistemas (ele teve o seu nome alterado em 2007, por recomendação do MEC, para Sistemas de Informação), desde o início, objetivou habilitar profissionais cada vez mais conscientes de seus papéis sociais e de suas contribuições para o avanço científico e tecnológico do país.
A diretora da Faculdade de Análise de Sistemas (da qual o Curso de Sistemas de Informação faz parte), Profa. Ma. Sílvia Cristina de Matos Soares, explica que para mostrar toda a infraestrutura utilizada pelo Curso aos avaliadores foi utilizado o esquema de transmissão ao vivo, “como se fosse uma ‘live’, percorrendo os espaços da Universidade”.
Com duração de quatro anos, o Curso, iniciado em 1973 e reconhecido em 1980, ainda com o antigo nome de Análise de Sistemas (ele teve o seu nome alterado em 2007, por recomendação do MEC, para Sistemas de Informação), desde o início objetivou habilitar profissionais críticos, proativos, criativos, empreendedores, inovadores, com pensamento sistêmico, boa capacidade para comunicação e liderança, com resiliência e flexibilidade cognitiva e de julgamento para a tomada de decisões e cada vez mais conscientes de seus papéis sociais e de suas contribuições para o avanço científico e tecnológico do país.
Além disso, estes mesmos profissionais são capacitados para lidar com as dimensões humanas e éticas e com a sólida formação técnica na área de Sistemas de Informação, para atuar em desenvolvimento e gestão de soluções baseadas em tecnologias da informação e de sistemas de informação para organizações (empresas, institutos, startups, entre outras), com a finalidade de auxiliá-las na solução de problemas, na melhoria de processos, no suporte de suas operações, na obtenção de vantagem competitiva e no alcance de seus objetivos estratégicos.
A avaliação
A avaliação conduzida pelos representantes do INEP examinou três aspectos principais: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do curso.
Em relação à organização didático-pedagógica, foram avaliadas a estrutura curricular, o perfil profissional do egresso, os conteúdos curriculares, o apoio aos discentes, as metodologias de ensino e o uso de tecnologias de informação e comunicação, entre outros fatores.
Quanto ao corpo docente, a análise considerou, entre outros critérios, o regime de trabalho, a experiência profissional dos professores e as suas titulações e produções acadêmicas.

Esta avaliação, assim como as demais avaliações realizadas por comissões de avaliadores do INEP/MEC, é feita “in loco” de forma remota, por meio de reuniões síncronas com as coordenações dos cursos, com os docentes, com os alunos, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com os dirigentes da Universidade.
Por fim, no quesito infraestrutura, foram avaliados itens como salas de aula, laboratórios, bibliografia e espaços de trabalho.
Sobre as notas
As notas atribuídas pelo INEP variam de 1 a 5. As notas 1 e 2 indicam desempenho abaixo da média; a nota 3 sinaliza que os requisitos mínimos estão sendo atendidos; a nota 4 sugere que o curso está acima da média; e a nota 5, a máxima, reflete o mais alto grau de excelência, tornando-o uma referência nacional.
Para a diretora do Curso, a nota 5 na renovação de reconhecimento do MEC é uma importante conquista porque reflete a excelência do Curso para toda a sociedade em um momento em que as tecnologias ocupam um papel de destaque, a demanda por profissionais nessa área é crescente e a formação de qualidade é extremamente importante.
“Essa nota 5, que é a máxima concedida a um curso por uma comissão de avaliação do MEC, demonstra a qualidade de seus professores, de sua grade curricular (que consta do Projeto Pedagógico do Curso) e da infraestrutura de nossa Universidade, utilizada por docentes e discentes e é também um reconhecimento do trabalho desenvolvido com tanta dedicação e competência pela nossa equipe”, explica a diretora.
Reestruturação curricular
O Curso de Sistemas de Informação da PUC-Campinas passou por uma reestruturação curricular em 2021 e incorporou melhorias significativas relacionadas à intensificação de formação em tecnologias emergentes.
“Contratamos um pesquisador da área e incrementamos o processo de formação, por exemplo, em inteligência artificial e em cinco componentes curriculares (disciplinas) do Curso, para que os nossos alunos e egressos pudessem continuar a atender as demandas do mercado, garantindo o seu alto índice de empregabilidade”, explica a professora Sílvia.
Ela continua dizendo que “deste modo, o egresso tem um perfil que possibilita a sua atuação em gestão de projetos de TI, em ciência de dados e inteligência artificial, em desenvolvimento de software, em banco de dados e infraestrutura, em design de interfaces computacionais (UI/UX), em requisitos, em qualidade e testes e afins”.
Além disso tudo, o Curso também promove o incentivo ao empreendedorismo e à inovação, com o apoio do Programa Mescla (iniciativa promovida pela PUC-Campinas com o objetivo de estimular atividades de inovação e empreendedorismo) e, no futuro, o “ele continuará a oferecer ensino de excelência e a se atualizar para garantir a formação qualificada dos profissionais de Sistemas de Informação”, conclui a diretora.