Mescla

Sistemas de avaliação no Reino Unido

British Council ministrou palestra para professores pesquisadores da Universidade

Os professores pesquisadores da PUC-Campinas deram um passo a mais no sentido de promover a internacionalização na Universidade, conhecendo a fundo informações sobre os sistemas de avaliação do Reino Unido, durante palestra “Assessment Literacy”, ministrada pela Gerente Nacional de Exames do British Council, Adriana Colossio, no dia 7 de fevereiro, no Campus I da Universidade.

A palestra abordou os seguintes assuntos: história dos exames formais; princípios da avaliação de línguas; classificação de testes; Commom European Framework of Reference for Languages e as crenças do British Council na área de avaliação.

A palestrante Adriana Colossio deu algumas informações importantes sobre o estudo no exterior, confira:

Como um aluno que pretende estudar no exterior deve se preparar para os testes?

AC: Todo candidato deve, além de estudar a língua inglesa, também fazer simulados do exame, com atenção ao tempo para cada componente da prova. Além dos simulados, é importante entender o que cada parte da prova está testando para que as respostas sejam objetivas e claras. Existe bastante material interessante no mercado sobre preparação de exames, mas também existe bastante coisa de baixa qualidade e material e/ou cursos que não cumprem o que prometem. É muito importante utilizar fontes seguras, reconhecidas na área de ensino de línguas.

Quais os testes exigidos para o ingresso em uma instituição de ensino no Reino Unido?

AC: Para exames de admissão em universidades e organizações estrangeiras, é importante se preparar para testes nas 4 habilidades de uma língua: produção oral, produção escrita, compreensão oral e compreensão escrita. É preciso testar todas elas para se ter uma visão ampla do conhecimento de cada candidato. E nenhuma é mais importante que a outra!

Como é feito o contato entre o candidato e a instituição de ensino no exterior? Há algum tipo de auxílio/ orientação do British Council?

AC: Nos dias de hoje, há bastante material disponível na mídia e muita informação pode ser encontrada no site do British Council (britishcouncil.org.br), tanto sobre exames como sobre universidades. Há muitas feiras pelo Brasil todo para interessados em estudar fora do país. Entre elas, anualmente o British Council realiza em São Paulo e Rio de Janeiro uma feira de universidades exclusivamente britânicas, chamada “UK Fair”. Representantes de várias universidades vêm ao Brasil e se disponibilizam para conversar com interessados em fazer seus cursos. Nestas ocasiões, além disso, também oferecemos palestras sobre obtenção de visto, trâmites burocráticos e preparação para provas internacionais de admissão, especialmente o IELTS, que é aceito em mais de 12.000 universidades no mundo.

Outras informações que queira destacar.

AC: Antes de prestar um exame, é importante saber qual é a nota pré-requisito para a universidade ou curso específico. No IELTS, por exemplo, uma graduação pode solicitar entre 6 e 7 (numa escala de 1 a 9), enquanto um curso de mestrado ou doutorado pode exigir de 7,5 a 8,5, dependendo da área de especialização.

fev
qui
dia inteiro Quaresma
Quaresma
fev 27 – fev 28 dia inteiro
Quaresma @ Campi I e II
Os encontros serão na Capela do Campus I, na quinta-feira, 27 de fevereiro , às 11h30 e às 18h45, e na Igreja de Nossa Senhora[...]
fev
sex
10:00 Missa de Início de Ano Letivo
Missa de Início de Ano Letivo
fev 28@10:00
Missa de Início de Ano Letivo @ Auditório Dom Gilberto
Missa de início de ano letivo dia 28 de fevereiro, às 10h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I.

Novo Vestibular 2020 (3º Edital de Vagas Remanescentes)

Primeira chamada do Processo Seletivo dos Cursos de Especialização

10º Resultado: Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma

Convocados para a matrícula do Processo Seletivo do Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária