Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Simpósio na PUC-Campinas terá instalação de comissão de normas ABNT para concreto de ultra alto desempenho

Evento, que acontece no dia 3 de agosto, será realizado no Campus I da Universidade

A PUC-Campinas será a sede do “6º Simpósio ABECE – Universidades de Engenharia de Estruturas” sob o tema “Aplicações do Concreto de Ultra Alto Desempenho”. O evento, que acontece no dia 3 de agosto, a partir das 14h, conta com a participação de várias universidades e visa discutir o tema, que é atual e relevante em engenharia de estrutura e para a questão ambiental de geração de CO2 pelo cimento. Entre os destaques da programação está a instalação de comissão para definir as normas ABNT para o uso do Concreto de Ultra Alto Desempenho, bastante importante em construções de pontes, viadutos, estruturas urbanas e industriais. A instalação das Comissões de Normas será às 10h, no Auditório do Campus I.

Trata-se de um grupo aberto formado por especialistas de todo Brasil com a missão de reunir informações sobre o uso do Concreto de Ultra Alto Desempenho e criar uma norma para orientar o uso. O primeiro passo já foi dado, com a criação de práticas recomendadas. Agora, com o grupo constituído, haverá a análise dos dados para, após outras reuniões, se chegar a um texto único, que traz as normas.

As normas ABNT são criadas após o surgimento de novas tecnologias no mercado. A partir daí, monta-se um grupo de estudo composto de pesquisadores, empresas e membros da sociedade. No final é feita uma consulta pública e posteriormente após correções e ajustes a Norma é publicada.

“A cada cinco anos as normas têm de ser revistas para mudança ou revalidação, é um processo dinâmico que envolve toda a sociedade”, comenta o Prof. Dr. Marco Antonio Carnio, da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-Campinas.

O professor coordena o CT303 – COMITÊ IBRACON/ABECE – Materiais não convencionais para Reforço do Concreto e de Estruturas de Concreto, que estuda e publica Práticas Recomendadas sobre vários assuntos. Documentos que, posteriormente, servem de base para Normalização Brasileira.

Outras Práticas Recomendadas já publicadas pelo Comitê são sobre Estruturas de Concreto com Fibras, Barras de Polímero Reforçado com Fibras e, ainda em curso, a de Estruturas de Concreto de ultra alto desempenho que, será coordenado pela Profa. Ana Jacintho, da PUC Campinas.

Entre os docentes da PUC-Campinas envolvidos no trabalho estão, além do professor Marco Antonio Carnio, a Profa. Dra. Nadia Cazarim da Silva Forti, a Profa. Dra. Ana Elisabete Guimarães de Avila Jacintho, que fazem parte da Faculdade de Engenharia Civil e também do Programa de Pós-Graduação em Infraestrutura Urbana, e a Prof. Dra. Lia Pimentel, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Infraestrutura Urbana.

Mais sobre o evento

A promoção do evento é da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

Entre os destaques está a participação do engenheiro Sri Sritharan , da Iowa State University, dos Estados Unidos. Os especialistas convidados irão apresentar as recentes aplicações do concreto de ultra alto desempenho (UHPC), material altamente resistente que alia as propriedades do concreto autoadensável (CAA), do concreto reforçado com fibras (CRF) e do concreto de alto desempenho (CAD).

Confira a programação:



Carlos Giacomeli
1 de agosto de 2023