Serviço Social debate “Família e política social”

A palestra será nesta segunda-feira, dia 12 de novembro, às 14h30, na Sala 305, no CCHSA

Nesta segunda-feira, dia 12 de novembro, a Faculdade de Serviço Social, em parceria com o Serviço de Vigilância Socioassistencial da Prefeitura de Campinas, realiza a palestra “Família e política social”, que será ministrada pela pesquisadora e docente da Universidade Federal de Santa Catarina, Profa. Dra. Regina Celia Tamaso Mioto, às 14h30, na Sala 305, no prédio novo do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA).

A temática será debatida com o Grupo de Pesquisa Educação Pobreza e Exclusão, comandado pelo Prof. Dr. André Pires, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas, e com o Grupo de Estudos sobre Políticas Públicas, organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e pelo Serviço de Vigilância Socioassistencial da Prefeitura.

De acordo com a Profa. Dra. Regina Celia Tamaso Mioto, o debate é importante porque trata dos eixos da vida social. “O debate Família e Política Social parte do princípio que família e trabalho são os eixos organizadores da vida social e que todas as sociedades possuem concepções de família que dão ancoragem às diferentes configurações dos sistemas de proteção social. A partir daí apresentam-se os aspectos relacionados às configurações do Estado Moderno e da Família Moderna e das suas relações no processo de compartilhamento da reprodução social em diferentes momentos históricos. Finalmente enfatiza-se o caráter familista da política social, que penaliza as famílias, no contexto da apregoada política de Austeridade e discute os problemas e desafios contemporâneos na sociedade brasileira”, destaca.

O evento é relevante ao debate contemporâneo sobre as políticas públicas de combate à pobreza, destacando o papel da proteção social às famílias, os direitos socioassitenciais.

Silvia Perez de Freitas
12 de novembro de 2018