Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Serviço-escola de Psicologia da PUC-Campinas abre inscrições para atendimentos gratuitos à comunidade da região 

Programas diversificados, como acolhimento a mulheres, gestantes e plantão psicológico on-line, estão à disposição da população de forma on-line

O serviço-escola de Psicologia da PUC-Campinas, voltado ao acolhimento da população da RMC em questões ligadas à saúde mental, está com inscrições abertas para atendimentos gratuitos em diversas modalidades. Os serviços, que estão sendo realizados de forma on-line em virtude da pandemia, incluem plantões psicológicos, orientações para gestantes, cuidadores e mulheres vítimas de violência, e outros direcionados a profissionais da saúde e professores.

Criado há mais de 50 anos, o serviço-Escola, conveniado com o SUS (Sistema Único de Saúde), é um espaço destinado à manutenção ou recuperação da saúde mental de pessoas residentes em Campinas e cidades vizinhas, sendo os atendimentos realizados por alunos em fase de conclusão da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas sob supervisão de docentes. Os acolhimentos são programados de acordo com disponibilidade de agenda.

Principal porta de entrada ao serviço-escola, o acolhimento psicológico, que visa à identificação e compreensão das necessidades dos pacientes, buscando subsídios para a proposição de planos de cuidados futuros, vem sendo oferecido de forma remota, por Skype, durante a pandemia. Os atendimentos nesse serviço são realizados mediante chamada, seguindo lista de espera, tendo os interessados que se cadastrar até 30 de outubro pelo link https://bit.ly/acolhimentopsipuc.

Há também, sem a necessidade de inscrição prévia, o plantão psicológico on-line, designado ao atendimento de demandas emocionais imediatas do indivíduo. É um espaço virtual para discutir sentimentos, pensamentos, aflições e angústias. O acolhimento, que ocorre sem agendamento, é feito às terças-feiras, das 14h às 18h, às quartas e quintas, das 8h às 12h, e às sextas, das 17h às 21h, com exceção dos feriados. O acesso pode ser realizado pelo Skype, via celular ou desktop, pelo link https://join.skype.com/invite/qDBIIJWq7pf2. Se preferir, o interessado pode entrar em contato, também pelo Skype, adicionando o e-mail plantaopsicopuccampinas@gmail.com.

Além desses tradicionais acolhimentos, há anos oferecidos no Campus II e atualmente ajustados ao contexto da pandemia, o serviço-escola da PUC-Campinas tem colocado à disposição da RMC programas específicos voltados a mulheres, gestantes, cuidadores de pessoas com transtornos mentais, pais e responsáveis, profissionais da saúde e professores. Os prazos de inscrições estão descritos abaixo.

Atenção Psicológica Ocupacional: serviço de orientação para o mercado de trabalho com foco em mulheres vítimas de violência

Com inscrições até 23 de novembro pelo e-mail psico.apo@gmail.com, o programa de atenção psicológica ocupacional tem o propósito de orientar mulheres vítimas de violência de gênero a respeito de oportunidades no mercado de trabalho. São abordadas temáticas como importância da interrupção da violência de gênero no âmbito doméstico; busca de independência financeira por meio do trabalho; melhoria da autoestima; preparação para o mercado; reconhecimento de habilidades ocupacionais; e orientações gerais sobre educação formal.

Vivendo e convivendo com os desafios de cuidar

O programa, que tem vagas limitadas, oferece oficinas à população que convive com familiares ou indivíduos diagnosticados com transtornos mentais ou sofrimento psíquico intenso. O intuito é acolher e fornecer informações importantes relativas ao processo de cuidar. As atividades vão ocorrer de 9 a 30 de novembro, em dois ciclos, das 18h30 às 19h30, pelo Skype. As inscrições devem ser feitas pelo link https://bit.ly/vivendoeconvivendopuc.

Pré-natal psicológico – Grupo para gestantes

O serviço para gestantes, que ocorre às segundas-feiras, das 18h30 às 20h, busca ser um espaço de reflexão e orientação às mulheres em qualquer momento da gestação. As discussões, feitas pelo Skype, envolvem questões como expectativas e medos relativos ao parto; métodos para o alívio de dor; preparação do acompanhante para o parto; aleitamento materno; depressão pós-parto; sexualidade no pós-parto; aspectos psicológicos do puerpério; cuidado ao bebê; etc.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/gestantespsipuc até o dia 30 de outubro. As vagas são limitadas.

Oficinas virtuais para pais e responsáveis

A atividade, que ocorrerá às quartas-feiras, das 17h30 às 19h, pelo Skype, busca oferecer aos pais e responsáveis apoio para o acompanhamento das atividades escolares em tempos de pandemia. As oficinas, conduzidas por estagiário do 8º período de Psicologia na área de Educação, são ofertadas mediante inscrição, até 24/11, pelo link https://bit.ly/oficinapaispuc.

Cuidando de quem cuida

O programa visa acolher profissionais da saúde que, em razão da pandemia, estão vivenciando sensação de exposição, sobrecarga de trabalho, medo de infecção, perda de colegas etc. A ideia é minimizar o sofrimento psicológico desses trabalhadores que estão na linha de frente contra a pandemia. O plantão ocorre pelo Skype: https://join.skype.com/invite/BdUhvYjCMrvc, das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone (19) 4042-0351. Não é necessário se inscrever.

Oficinas virtuais para professores

A proposta do serviço, também criado em decorrência da pandemia, é dar apoio aos professores no que diz respeito às mudanças e desafios impostos com o isolamento social. As oficinas visam ser espaço de socialização e ressignificação das vivências com as aulas remotas, e acontecem às quartas-feiras, das 17h30 às 19h, pelo Skype. Inscrições pelo link https://bit.ly/oficinaprofpuc até 23 de novembro.

Chat do Hospital:

O chat é uma iniciativa do Hospital PUC-Campinas, em conjunto com a PUC-Campinas, que prevê orientações gerais sobre a covid-19 para a população em acolhimento psicológico. As conversas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (exceto feriados), por meio do site do hospital: https://www.hospitalpuc-campinas.com.br/covid-19-coronavirus/.

Outras informações pelos telefones (19) 97166-5474 e (19) 3343-6846.



Vinícius Purgato
26 de outubro de 2020