Serviço de Assistência Judiciária comemora 40 anos de atividade

PUC-Campinas atende desde 1982 público carente que necessita de auxílio jurídico

A Faculdade de Direito da PUC-Campinas comemorou na noite do dia 16 de novembro os 40 anos de atividades de seu Serviço de Assistência Judiciária “Dr. Carlos Foot Guimarães”. O evento comemorativo foi às 19h20 na sala flexível do CCHSA (Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), no Campus I.

Estiveram presentes no evento representantes da Direção da Faculdade de Direito, o Dr. Jamil Miguel, primeiro coordenador da AJ, além de ex-estagiários, ex-funcionários, advogados e coordenadores que passaram pelo serviço. Entre eles estiveram Dr. Luiz Antonio Ignácio, ex-diretor e advogado orientador da AJ; Solange Mendonça Dias da Motta, ex-estagiária e atualmente Promotora de Justiça em Campinas; Mônica Grimaldi Peghini, ex-assistente social da AJ, que atuou desde a criação da AJ (ainda estagiária) até 2019; Iraci Aparecida Desorde Ferreira, ex-colaboradora da PUC, aposentada em 2010; Elisangela Rodrigues de Ávila, professora do Direito, atualmente Integradora Acadêmica em Serviços, responsável pela AJ e representando o Diretor da Faculdade, Dr. Francisco Vicente Rossi; a Dra Lúcia Avary de Campos, Professora do Direito, advogada e ex-estagiária da AJ, além dos atuais advogados orientadores, Cristiana Damiani Ignácio, Maria Carolina Mendonça Dias da Motta Fonseca, Thais Lourenço Marques e Thomaz Roberto Bassetti.

Dr. Jamil, que é professor do Curso de Direito da PUC-Campinas há mais de 42 anos, conta que o serviço foi aberto em 1982 em uma casa na Avenida Orosimbo Maia, perto da PUC Central. E recebeu o nome do Dr. Carlos Foot Guimarães como homenagem ao primeiro diretor do Curso de Direito, que ocupou o cargo por 20 anos.

“A ideia era prestar um serviço de qualidade à comunidade carente, seguindo a missão da Universidade em suas atividades de Extensão. Ao mesmo tempo, desenvolvendo a atividade acadêmica com as orientações dadas pelos professores aos estudantes que faziam estágio na realização de trabalho com casos reais”, disse o professor.

Além da Extensão e do Ensino, a Assistência Judiciária também auxiliou nas pesquisas acadêmicas da Universidade e até em políticas públicas. “Os casos atendidos são registrados, detalhados e geram dados sobre as necessidades e expectativas desse público mais carente. Além de servir como base para pesquisas, foram até utilizados pela Secretaria de Serviço Social na administração do ex-prefeito Magalhães Teixeira para orientar políticas públicas”, disse Dr. Jamil.

Além dos professores e estagiários, o Serviço conta com uma assistente social que faz uma pré-seleção nos casos e auxilia o público. O serviço funciona atualmente  no Campus I da Universidade e também auxilia os clientes mais necessitados fornecendo cesta de Natal todos os finais de ano.

Serviço

A “Assistência Judiciária Dr. Carlos Foot Guimarães” funciona no Campus I da PUC-Campinas, na Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades, Campinas/SP, especificamente no Bloco E do Complexo Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – CCHSA, no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito.

O atendimento ao público é prestado de segunda-feira à sexta-feira, das 13h às 17h. Para demais informações e esclarecimentos, o telefone de contato é (19) 3343-5752 e o e-mail é cchsa.assist-jud@puc-campinas.edu.br.

40 anos Assistência Judiciária from PUC-Campinas on Vimeo.

Marcelo Andriotti
17 de novembro de 2022