Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Sempre PUC reúne em sua primeira edição ex-alunos ilustres e apresenta projetos  

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e o ex-jogador da Seleção Brasileira Oscar Bernardi foram alguns dos presentes 

O evento Sempre PUC-Campinas reuniu no Campus I ex-alunos da Universidade, que receberam homenagens representado os mais de 200 mil estudantes já formados pela Instituição em seus 80 anos de atividade. A abertura foi feita pelo Prof. Dr. Germano Rigacci Junior, que entregou as placas em homenagem aos convidados. O primeiro a receber a homenagem foi o prefeito de Campinas, Dário Saadi, ex-aluno de Medicina.

Também participaram presencialmente do evento o Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, Vice-Presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução e Vice-Reitor da PUC-Campinas e os Pró-Reitores da Universidade.

No evento, transmitido ao vivo pela internet, foi apresentado o Programa Alumni, incluindo a apresentação da página no Portal e o lançamento oficial da plataforma de relacionamento com egressos, que é a comunidade virtual exclusiva dos ex-alunos da Universidade, visando compartilhar conhecimentos, trocar experiências profissionais, produzir networking , possibilitar conexões, aproveitar oportunidades e alavancar a carreira daqueles que vivenciam ou vivenciaram a experiência de fazer parte da PUC-Campinas.

Clique aqui para conhecer o Alumni

“Formamos cerca de 200 mil estudantes nos diversos cursos da Universidade e que têm engrandecido seu nome, como profissionais competentes que são, como cidadãos comprometidos que são, que levam o nome da Instituição e os valores que aqui aprenderam. Foram esses egressos

que construíram boa parte do futuro do nosso país, do nosso estado e da nossa cidade”, disse o Reitor na abertura.

Ele também lembrou que os laços entre a Universidade e seus ex-alunos podem parecer adormecidos, mas sempre pronto para despertar. “Quanto temos em comum e quão forte é nossa união. Quantas amizades foram fortalecidas nos campi da Universidade? Quantos namoros, noivados, casamentos e famílias se formaram aqui?”, disse.

O prefeito Dário foi o primeiro a receber a homenagem entre ex-alunos convidados para a primeira edição do Sempre PUC-Campinas. “Em 1982, quando cheguei aqui, me assustei com o tamanho da cidade, depois me assustei com o tamanho no Campus II. Lá recebi a melhor formação técnica, mas também tive formação de excelência em valores humanos. Digo sempre que na PUC-Campinas aprendi a ser médico, mas também a ser um ser-humano melhor”, disse.

A ex-aluna Maria Inês Fini, graduada em Pedagogia, Doutora em Educação, fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp, ex-diretora de Avaliação para Certificação de Competências do INEP e Presidente do INEP de 2016 a 2019.foi escolhida para representar os ex-alunos.

“Desenvolvi minha carreira pública sempre vinculada à formação de professores, mas sempre muito vinculada ao grupo da PUC. Quando atuei na Secretaria de Educação do Estado, no Ministério da Educação e no INEP sempre contei com o apoio de excelentes profissionais da Universidade. E, depois que passei a participar de avaliações educacionais, por isso pode dizer que a PUC-Campinas sempre se destacou com uma das melhores do Estado, do Brasil e do mundo”, disse.

Uma palestra virtual foi apresentada por Márcio Fernandes, ex-aluno do CEA, da Faculdade de Administração. “Estou emocionado ao me lembrar os bons momentos que tive nesta Universidade. Esta Instituição fez diferença na minha vida, e fez e fará na vida de muitas outras pessoas”, afirmou.

Ele foi considerado pela revista Você S/A o líder mais admirado do Brasil em 2014, com a maior pontuação da história da pesquisa – 98,3% de satisfação e engajamento de seu time. Em 2016, foi nomeado Executivo de Valor em seu setor pelo Jornal Valor Econômico.

Em 2017, alcançou 100% da confiança de seus, até então, quase 4 mil colaboradores, de acordo com a pesquisa Great Place to Work e foi considerado, pela segunda vez, o líder mais admirado do Brasil pela revista Você S/A. Sob seu comando, a Elektro foi eleita por seis vezes consecutivas a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelas pesquisas Great Place to Work e Você S/A, e ainda por duas vezes a Melhor da América Latina.

Veja que foram os homenageados 

1.) Dr. Dário Saadi é ex-aluno, graduado em Medicina. Foi secretário municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Foi cinco vezes vereador no nosso município e presidente da Câmara Municipal em 2005 e 2006. É autor de mais de 100 leis, entre as quais a que criou o Índice de Qualidade da Saúde, que estabeleceu indicadores para melhorar a gestão da rede pública municipal; e do Índice de Desenvolvimento Ambiental. Foi presidente do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em 1993 e 1994, período no qual implementou a Residência Médica, instituiu a unidade de internação para pacientes com HIV-Aids e a de cirurgia pediátrica. Atualmente é o prefeito da cidade de Campinas.

2.) Maria Cristina Gabrielloni, graduada em Enfermagem na PUC-Campinas, possui Especialização em Enfermagem Obstétrica, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Recebeu o Prêmio Jabuti – melhor livro por Infecção hospitalar e suas interfaces na área da saúde. Foi professora Associada da Escola Paulista de Enfermagem da USP, onde coordenou o Roteiro elaborado pela NRE e Setor de Eventos curso de Graduação em Enfermagem e o Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica. Foi membro da Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Cenfobs (CNPq). Vicepresidente da ABENFO -SP. Membro da Câmara Técnica em Saúde, do Conselho Federal de Enfermagem.

3.) José Oscar Bernardi, graduado em Fisioterapia na PUC-Campinas, foi atleta profissional de futebol pelos Clubes Associação Atlética Ponte Preta, New York Cosmos, São Paulo Futebol Clube, Yokohama Marinos e atuou na Seleção Brasileira nas Copas de 1978, 1982 e 1986. Atualmente trabalha com hotelaria no Oscar Inn Eco Resort.

4.) Alessandra Ribeiro, graduada em História na PUC-Campinas, representada pela sua mãe Senhora Maria Alice Ribeiro, possui Mestrado e Doutorado no Programa Stricto Sensu de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, é gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, Mestre da Comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas, Coordenadora da Pós-Graduação em Matriz Africana na UNIVIDA e consultora especializada em estudos sobre gestão cultural de espaços públicos compartilhados e patrimônio cultural imaterial e representa o Brasil no CRESPIAL da UNESCO.

5.) Eduardo Barbosa Vitor, graduado em Engenharia de Computação na PUC-Campinas. Tem Pós-Graduação em Gestão de Negócios na ESPM. Iniciou sua carreira participando da fundação da start up campineira Softway, especialista em software para comércio exterior, que anos mais tarde foi vendida para a multinacional Thomson Reuters. Na Softway, exerceu inúmeras funções, desde engenharia e desenvolvimento de software, até gestão comercial, gestão de projetos e diretoria de produtos e serviços. Na Thomson Reuters, foi líder de desenvolvimento de mercado e expansão internacional da vertical de Global Trade, e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente de Produtos, gerenciando o portfólio global desta linha de negócio.

6.) José Mário Barretto Pedrazzoli, graduado em Direito na PUC-Campinas, bacharel em Administração de Empresas pelo Mackenzie e graduado em Engenharia Civil pela Unicamp. Atualmente, é Juiz Federal aposentado. Foi Procurador da Fazenda Nacional, Auditor Fiscal do Tesouro Nacional e também atuou como Engenheiro Civil.

7.) Maria Inês Fini, graduada em Pedagogia na PUC-Campinas, Doutora em Educação, pedagoga, normalista, professora e pesquisadora de Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e Social, especialista em Currículo e Avaliação. Fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP. Foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências do INEP, período em que criou e coordenou o ENEM e o ENCCEJA, e Presidente do INEP de 2016 a 2019. Atualmente é Pesquisadora hour concurs da Cátedra Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados da USP e presidente da ANEBHI-Associação Nacional de Educação Básica Híbrida.

8.) Joaquim Carlos Dias, graduado em Ciências Administrativas, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração Hospitalar na PUC-Campinas, possui especialização em Administração Financeira e Mestrado em Educação. Atualmente é Diretor na Carvoeiro Participações, Diretor na Associação Brasileira de Administração (ADM), Diretor no Sindicato das Empresas de Administração do Estado de São Paulo (SINDAESP) e Diretor da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). Durante sua carreira profissional foi presidente da IMA (Informática dos Municípios Associados) e trabalhou em empresas como Mercedes Benz Brasil, Arthur Andersen Auditores Independentes Brasil e Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) onde exerceu a gerência nas áreas de Auditoria, Contabilidade e Marketing.

9.) Marcos Francisco Rodrigues Sousa, é graduado em Ciências Contábeis e possui Especialização (1ª Turma) em Contabilidade e Auditoria na PUCCampinas. Mestre e Doutor em Ciências Contábeis. É sócio diretor da Consulcamp Auditoria e Assessoria, Auditor independente com registro na Comissão de Valores Mobiliários, professor no MBA em Controladoria e Auditoria e ex-Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis da PUC-Campinas e ex-Presidente e Membro do BNI Prime Campinas – Business Networking International.

10.) Alexandra Caprioli, graduada em Turismo e Terapia Ocupacional na PUC-Campinas, atuou na área acadêmica por mais de 15 anos como Professora na Faculdade de Turismo da PUC-Campinas. É empresária do ramo de turismo e eventos há mais de 36 anos da Caprioli Turismo. É também acionista da Empresa de Aviação Azul Linhas Aéreas. Foi presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau. Fez a retomada do Conselho Municipal de Turismo do qual é membro. É membro do Conselho de Política Cultural de Campinas e Presidente do CONDEPACC; Coordenadora da Câmara Temática de Turismo da RMC e membro da Câmara temática de Cultura. Foi Diretora de Turismo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social e de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. Assumiu a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas em junho de 2021.

11.) Roberta Lage, graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV e Jornalismo na PUC-Campinas. Possui pós-graduação em Comunicação Pública e Responsabilidade Social. Realizou experiências de resultados em agência de publicidade, universidade, entidade social, emissoras de televisão local, nacional e internacional bem como em órgãos do governo federal e estadual. Atualmente roteiriza e dirige programas de TV, além de produzir conteúdo para diferentes plataformas de comunicação.



Marcelo Andriotti
29 de outubro de 2021