Seminário com representante do Vaticano é aberto com cerimônia no Campus I

Foi aberto na noite de segunda-feira, 13 de maio, o Seminário “Desenvolvimento Humano Integral e Sofrimento Existencial”, com a presença do Mons. Bruno-Marie Duffé, Secretário do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano, criado pelo Papa Francisco. O evento realizado no Auditório Dom Agnelo Rossi, no Campus I da PUC-Campinas, ainda teve a presença de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana (MG); Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, Reitor da PUC-Campinas; Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, Vice-Reitor; Monsenhor José Eduardo Meschiatti, Administrador Diocesano de Campinas; e Cônego José Luís Araújo, Coordenador do Núcleo de Fé e Cultura da Universidade.

O seminário será realizado no mesmo local até quinta-feira, com uma série de palestras, em dois horários, às 9h30 e às 19h30 (veja programação abaixo). O Reitor destacou o objetivo do encontro coordenado pelo Núcleo de Fé e Cultura. “O Núcleo, desde sua origem, destina-se à promoção do diálogo entre a fé cristã e a cultura em suas diversas dimensões, repercutindo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para contribuir na formação integral dos estudantes, na boa convivência da comunidade universitária, no aperfeiçoamento da relação da universidade com a sociedade, e na orientação da ciência a serviço da defesa e da promoção da vida”, disse.

Dom Airton falou um pouco sobre sua experiência em Mariana, onde houve a tragédia do rompimento de uma barragem antes da de Brumadinho. “Ocorreram essas duas tragédias e estamos esperando uma terceira, pois há 45 barragens sob risco de rompimento somente na região de Mariana. Estamos vivendo a angústia do que está por vir. Acho que colóquios como este ajudam a sentir a necessidade da solidariedade com os que estão vivendo esses momentos muito difíceis”, afirmou.

O Monsenhor Duffé também citou o drama de Brumadinho e disse que estará na cidade mineira depois do seminário em Campinas. “Estarei lá para ouvir os moradores da cidade e para levar uma mensagem do Santo Papa”, disse. Duffé falará todos os dias do Colóquio sobre temas diferentes.

Seminário

“Desenvolvimento Humano Integral e Sofrimento Existencial”

14/5/19 (terça-feira)

9h30 – Conferência

Tema: “O QUE QUER DIZER ESTUDAR E TRABALHAR POR UM DESENVOLVIMENTO HUMANO?”

Mons. Bruno-Marie Duffé (Secretário do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral – Vaticano)

19h30 – Conferência

Tema: “JUSTIÇA E PAZ PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL”

Profa. Me. Rosana Manzini (Docente da Faculdade de Teologia da PUC-SP)

15/5/19 (quarta-feira)

9h30 – Conferência

Tema: “O QUE QUER DIZER VIVER UMA ECOLOGIA INTEGRAL?”

19h30 – Conferência

Tema: “O SENTIDO DA VIDA NA PERSPECTIVA DO EVANGELHO”

Prof. Dr. Pe. Romeu Leite Izidório (Docente da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas)

16/5/19 (quinta-feira)

9h30 – Conferência

Tema: “O QUE QUER DIZER ATUAR NO DESAFIO DA SOLIDARIEDADE E DO AMOR?”

19h30 – Conferência e Encerramento

Tema: “O DESAFIO DA EDUCAÇÃO HOJE PARA O HUMANISMO INTEGRAL”

Prof. Me. Paulo Moacir Godoy Pozzebon (Pró-Reitor de Graduação e Docente da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas)

Marcelo Andriotti