Semana Acadêmica fecha com saldo positivo, com bons resultados na área da Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

Postgraduate Meeting e Encontro de Iniciação Científica apresentaram seus projetos e contribuíram para a aproximação da tríade ensino, pesquisa e extensão

A Semana Acadêmica, realizada na PUC-Campinas entre os dias 23 e 27 de outubro, trouxe diversas atividades em várias áreas de atuação da Universidade. Entre elas, o Postgraduate Meeting, o XXVIII Encontro de Iniciação Científica e o XIII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Na apresentação dos projetos de Iniciação Científica, os estudantes compartilharam suas ideias para avaliadores de fora da Universidade. O encontro reuniu tanto alunos do ciclo passado, que apresentaram o resultado de suas pesquisas de forma oral, quanto alunos que iniciaram um novo ciclo, apresentando suas propostas na forma de pôster. Além disso, houve também a participação dos alunos do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação Pio XII. Os alunos com bolsa do CNPq realizaram as apresentações ao Comitê Externo, que conta com pesquisadores de outras Universidades, na maior parte, bolsistas produtividade.

“O Encontro de Iniciação Científica é uma importante oportunidade de divulgar as pesquisas realizadas da PUC-Campinas, além de permitir que os alunos da Graduação e Ensino Médio tenham contato com toda a cadeia da pesquisa, que inclui alunos da Pós-Graduação, Pós-Doutorandos e pesquisadores”, afirmou a Profa. Dra. Renata Kelly Mendes Valente, Gerente de Pesquisa e Stricto Sensu.

Ao todo, foram 229 estudantes do ciclo 2022-2023 e outros 248 do ciclo 2023-2024. O grupo que já encerrou o ciclo foi responsável por 90 apresentações orais.

A PUC-Campinas também recebeu a 5ª edição do Postgraduate Meeting, que trouxe trabalhos de pesquisa de estudantes dos programas de Mestrado e Doutorado da Universidade. Além disso, o evento tem também o objetivo de disseminar as produções para a comunidade acadêmica e para o público externo, contando com avaliadores externos que contribuem com a troca de conhecimento e reconhecimento dos trabalhos. A edição contou com 112 pôsteres de mestrado e 18 pôsteres de alunos de doutorado.

Para a professora Renata Kelly Mendes Valente, o saldo foi altamente positivo.  “Foi muito positivo. Em um mesmo espaço tínhamos apresentações de ensino, pesquisa e extensão, aproximando ainda mais esta tríade. Além de várias apresentações artísticas, culturais, minicursos, palestras, que enriqueceram esta importante semana para a Universidade”, completo.

Carlos Giacomeli
31 de outubro de 2023