Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Science Days recebe mais de 2 mil estudantes e promove imersão em experiências espaciais

Adolescentes puderam ver robô, itens de naves espaciais, rovers e participar de palestras e experiências imersivas

A PUC-Campinas recebeu, nos dias 19 e 20 de março, o Science Days – sucesso há muitos anos por trazer experiências únicas de tecnologia e conhecimento aeroespacial. O evento ocorreu por intermédio do DRE (Departamento de Relações Internacionais), por meio das Pró-Reitorias de Inovação e Graduação, com o patrocínio das empresas Wave Technologies e R-Crio Células-Tronco. Durante os dois dias de evento, mais de 2 mil adolescentes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio puderam viver experiências únicas e aprender muito sobre o espaço.

“A proposta do evento foi trazida pelo Departamento de Relações Externas, na pessoa do professor Carlos Pizzolatto. Ele recebeu o contato, já conhecia o Science Days e trouxe a proposta para avaliarmos em conjunto. Nós vimos muita relação do tema com a proposta da Inovação e com as nossas áreas de ensino, com cursos que formam profissionais para essas tecnologias, conversamos com a professora Cyntia Andretta, Pró-Reitora de Graduação, e ela também entendeu que seria uma boa oportunidade. Também houve grande envolvimento do Mescla, uma vez que a gestora Diane firmou acordo com um dos patrocinadores.  Então, decidimos realizá-lo no Manacás, espaço que foi idealizado pelo Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, que propõe trazer processos inovadores na aprendizagem, atividades no Mescla e workshops em salas de aula. Nós contamos com 60 estudantes de Graduação como monitores do evento. Eles que tiveram treinamento e uma aproximação com a Michaelis Foundation for Global Education (organizadora do evento). Então, houve esse momento de aprendizagem para eles também. Foi esse esforço conjunto que fez com que nós pudéssemos realizar esse evento de grande porte”, disse a Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, Pró-Reitora de Inovação.

“A realização do evento Science Days, na PUC-Campinas, e pela primeira vez na cidade de Campinas, só veio somar às diversas iniciativas da Universidade voltadas à internacionalização e que tanto beneficiam não somente a comunidade universitária, mas também a comunidade externa. Foi gratificante receber as escolas da região e ver o entusiasmo, o brilho nos olhos e a curiosidade dos jovens estudantes com tudo o que foi exibido e didaticamente compartilhado pelos expositores brasileiros e norte-americanos da International Space Academy (KSCIA), por exemplo. Somos também muito gratos à Wave Technologies e a R-Crio por viabilizarem a realização desse impactante evento na PUC-Campinas”, comentou o Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, Coordenador do DRE da PUC-Campinas.

“É uma honra para nós. É um sonho antigo, desde quando aterrissamos no Brasil, há oito anos. O objetivo do evento é mostrar a possibilidade real dessa garotada em trabalhar na área espacial. Existem várias carreiras nessa área: ciências, tecnologias, matemática e até artes. Nós, nos Estados Unidos, estamos atrás de talentos. Todo ano conseguimos vir ao país e já temos vários estudantes indo aos EUA e conhecendo mais sobre essa área. E tudo começa com essa semente, do Science Days. É um evento em que ficamos dois dias em cada região. Temos oficinas, palestras, talks, exposições de artefatos espaciais e escolas que expõem projetos. É um pouco de tudo para que eles possam conhecer o que fazemos na área espacial. E o Brasil será, no futuro, um dos maiores players mundiais na área do espaço”, disse Jefferson Michaelis, idealizador e organizador do evento.

Logo ao chegar no espaço Manacás, palco principal do evento – que também ocorreu no Mescla e em auditórios –, os estudantes já encontravam um ambiente bastante atrativo, com réplicas de naves espaciais e rovers – pequenos veículos capazes de andar em diversos tipos de superfícies, que são utilizados na exploração da lua e de marte. No estande da KSCIA International Space Academy, eles puderam ter explicações de cada item e conhecer profissionais que já estiveram na NASA, trabalhando diretamente com a tecnologia aeroespacial, como Michael Lester, cofundador da KSCIA International Space Academy e membro aposentado da U.S. National Aeronautics and Space Administration (NASA); e Jon Sopelak, instrutor principal da KSCIA International Space Academy, que também conversou com os presentes na arena do Manacás.

Também foi possível, com o uso de óculos VR (realidade virtual), ter a experiência de sair do planeta rumo a uma base espacial, com direito a olhar a Terra lá de cima e se sentir um verdadeiro astronauta.

Em outro estande, eles puderam criar cartões postais para os astronautas da NASA. Esses cartões serão levados até a empresa, irão com os astronautas em missões espaciais e retornarão, após um ou dois anos, para as crianças com o carimbo da NASA e a comprovação que já estiveram no espaço. Uma lembrança que retornará após estar fora do planeta! Os participantes puderam participar de um show de ciências na arena do Manacás.

O Vitalità também esteve presente com um grupo de participantes 60+ e também aconteceram atividades promovidas pela equipe para integrar os jovens, simulando experiências de uma pessoa idosa. Foi realizada a Oficina de Sensibilização para Alterações Fisiológicas, que são mudanças normais causadas pelo envelhecimento, e também para pessoas com deficiência. Também foi abordado pelo grupo, como a realidade virtual pode ajudar na melhora do equilíbrio, reabilitação e prevenção de quedas. A oficina foi desenvolvida em parceria com o professor Alexandre Brandão, pesquisador da Universidade, com pesquisa em Tecnologia e Inovação em Saúde.

“É a primeira edição do Science Days que tem a participação de pessoas idosas. Isso em razão de a PUC-Campinas ser uma Universidade amiga da pessoa idosa. Eles estão gostando muito da experiência. Já a oficina funciona para a sensibilização em relação à ocorrência de quedas. Muitas vezes, achamos que as quedas na velhice são comuns, mas não é verdade. Elas são frequentes, mas não são algo que é para acontecer”, reforça a Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, Coordenadora Acadêmica do curso de Gerontologia e Geriatria e professora responsável pelo Vitalità.

Todas as atividades tiveram o suporte de mais de 60 estudantes voluntários da PUC-Campinas, além de professores e funcionários. “Tem sido muito gratificante pela oportunidade de crescimento pessoal e pelo nosso papel como um time. A organização está sendo incrível. Os alunos estão dando tudo de si para proporcionar a melhor recepção possível e ajudar na disseminação da ciência para os estudantes. Temos muitas atividades que estão incentivando esses alunos e alunas. Eu comecei agora a minha graduação e essas atividades abrem portas para entender as oportunidades diferentes de mercado e obter mais experiência”, reforçou Vitória Marques Pires, aluna de Engenharia Biomédica da PUC-Campinas, que participou como monitora.

 

As empresas Wave Technologies e R-Crio Células-Tronco também apresentaram atrações que encantaram os estudantes. A R-Crio trouxe um microscópio e itens focados no tema da empresa: as pesquisas com células-tronco. A Wave trouxe um robô que servia suco aos participantes.

“Nós, desde o início, nos tornamos um braço de tecnologia aplicada. Nós trabalhamos na área da ciência biológica e também temos uma área de engenharia aplicada a biomateriais. Nosso laboratório, aqui em Campinas, trabalha com células-tronco, que hoje se apresentam como o principal medicamento biológico frente às necessidades da área da saúde. Então, doenças degenerativas são tratadas através da medicina regenerativa, que precisa das células-tronco como principal instrumento. E nós apresentamos uma tecnologia nova”, explica Walker Jeveaux, diretor-executivo da R-Crio.

“É muito interessante trazer as crianças para esse mundo da robótica, ter essa integração, o contato com o equipamento real. Sair do mundo da imaginação e ver algo concreto. Nós trouxemos um robô que serve bebidas. Ele faz de forma autônoma, através de reconhecimento facial, utilizando o braço robótico. Ele serve uma bebida geladinha, na medida, para a pessoa. E ele proporciona, também, uma gamificação, que mostra o ranking de quem pegou mais bebida no dia”, explica Victor César de Souza, docente da PUC-Campinas e diretor da Zions Robotics, que faz parte do Grupo Wave.

Durante toda a programação, que aconteceu entre 9h e 16h nos dois dias, não foi difícil reconhecer, nos olhares e no semblante das crianças e adolescentes, o encanto com o tema espacial. Eles fizeram questão de conhecer cada parte do evento, participaram das conversas e ficaram atentos às explicações de cada item.

 “É muito bom sair da rotina. Muitas vezes, na sala de aula, nós não entendemos e aqui nós podemos ver como funcionam as coisas. É muito bom não ficarmos apenas no ‘papel e caneta’. Eu gostei muito da orientação para quem quer estudar fora também e de tudo que vimos aqui. É algo fora da realidade imaginar em ver essas coisas que vêm de fora da Terra. É muito interessante”, comentou Samara Pereira, 14 anos, da EMEF Maria Luiza Pompeo De Camargo.

A experiência também foi bastante valorizada por professores de escolas públicas que trouxeram os estudantes para o Science Days. “A grande sacada desse evento é poder expor o universo, que muitas vezes eles só veem por foto ou filme. E, pela primeira vez, eles conseguem ter contato não só com o ambiente universitário, mas com os modelos das espaçonaves, podem enviar um cartão para fora da Terra. Acabei de enviar um para o meu filho receber. Então, acredito que é muito importante para despertar o interesse, para acordar as pessoas para novas possibilidades, para ir além dos muros da escola. Eles podem se inspirar em mirar mais alto. E, especificamente, refletir sobre a importância de as mulheres estarem inseridas nesse universo”, comentou Ana Carolina Bueno, professora da EMEF Maria Luiza Pompeo De Camargo.

Science Days from PUC-Campinas on Vimeo.

Além das empresas que patrocinaram o evento, Wave e R.Crio, o Science Days contou com o apoio de: GeoCarbonite, Solinftec, Movimento Educação Sempre, Prefeitura de Campinas, EducationUSA e Embaixada dos Estados Unidos. A PUC-Campinas e a The Michaelis Foundation for Global Education organizaram o evento com a ajuda da KSCIA International Space Academy e da AWS.



Carlos Giacomeli
20 de março de 2024