Saúde é tema do segundo evento da Campanha da Fraternidade 2019 na Universidade

O segundo evento da Campanha da Fraternidade 2019 na Universidade teve como tema principal a saúde. Na manhã de sexta-feira, 29 de março, no Auditório da Biblioteca do Campus II, onde ficam os cursos da PUC-Campinas da área, os participantes ouviram a Profa. Me. Mariana Reis Santimaria, da Faculdade de Fisioterapia, falar sobre a “Saúde a partir do Texto-Base da CF 2019”, e o Prof. Dr. Pe. José Antônio Boareto abordar “O Bem Comum a partir da Doutrina Social da Igreja”.

O Padre Boareto ressaltou que as autoridades devem governar para todos e não apenas para o grupo que as elegeu, dando prioridade às necessidades da população pobre, que mais precisa de programas sociais. Ele também falou sobre a importância da participação dos cidadãos.

“É importante participar da vida política e social, participar da democracia e buscar políticas públicas justas, como é destacado na Campanha da Fraternidade deste ano”, disse em sua apresentação.

A Professora Mariana abordou as questões sociais e as ações públicas voltadas especificamente para a saúde. Também falou sobre a importância dos profissionais na elaboração de propostas justas de saúde. “É preciso criar uma cultura de participação no sistema de saúde, inclusive atuando nos conselhos municipais. O SUS é um sistema praticamente ‘jovem’, com apenas 30 anos, e em constante construção”, disse.

A discussão da Campanha da Fraternidade é intensificada neste período da Quaresma, mas continuará em debate durante todo o ano. No segundo semestre, mais dois eventos devem ser realizados na Universidade.

Marcelo Andriotti
29 de março de 2019