Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

SÃO SEBASTIÃO

Festa litúrgica – 20 de janeiro

O nome Sebastião vem de sequens, “seguinte”, beatitudo, “beatitude”, astín, “cidade” e ana “acima”, que significa “aquele que seguiu a beatitude da cidade celeste e da glória eterna”.

Nascido em 256, em Narbona, na França, tornou-se cidadão de Milão, ingressando no exército romano, seguindo os passos de seu pai. Alcançou grande destaque na carreira militar por sua conduta séria e correta, tornando-se comandante e sendo próximo dos imperadores Diocleciano e Maximiano.

Por ter vivido ainda em um período de perseguição aos cristãos, São Sebastião pregou e defendeu o cristianismo às escondidas, até ser descoberto e condenado à morte por renegar os deuses romanos e seguir firme na fé cristã.

Dado como morto após receber flechadas, seu corpo foi deixado pelos soldados. Porém o santo não havia falecido e alguns dias depois se apresentou ao palácio criticando os imperadores pelos males cometidos contra os cristãos. Foi novamente castigado e, dessa vez, faleceu. Seu martírio ocorreu em Roma no ano 286.



Mayla Demanboro
2 de maio de 2021