Saiba como funciona o Proavi da PUC-Campinas

O Proavi (Programa de Autoavaliação Institucional) da PUC-Campinas é um importante instrumento para garantir a qualidade de ensino da Instituição. Coordenado pela CPA, é um conjunto de projetos e ações que tem como objetivo avaliar todas as atividades desenvolvidas na Universidade, sejam elas atividades-fim de Ensino, Pesquisa e Extensão em todos os níveis, sejam, também, as atividades de caráter administrativo.

Os processos de avaliação, de diferentes perfis e com diferentes objetivos, auxiliam a aprimorar as atividades-fim da Universidade. No caso da autoavaliação da PUC-Campinas, a CPA tem, desde 2004, coordenado uma série de ações visando esse aprimoramento, à luz dos valores expressos na sua Missão. Esse é um importante processo permanente de avaliação, no sentido do próprio lema do Proavi, que é ‘Conhecer para Aprimorar’.

Participação dos professores, alunos e funcionários

Dada a característica qualitativa e analítica dos projetos avaliados pela CPA, a participação de docentes, técnico-administrativos e discentes nos processos avaliativos ocorre nas ações dos projetos desenvolvidos pelas diferentes instâncias institucionais.

Alguns exemplos de projetos que envolvem os processos de autoavaliação das atividades-fim:

1) Avaliação do Ensino em que os discentes avaliam o curso em diferentes dimensões;

2) Avaliação do Stricto Sensu e da Pesquisa, que envolve duas frentes: a) Avaliação Institucional Multidimensional, que avalia os docentes pesquisadores que compõem os Grupos de Pesquisa; e b) Avaliação dos cursos de Mestrado e Doutorado, realizada pelos alunos concluintes e pelos egressos;

3) Avaliação dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, por meio da aplicação de questionários aplicados aos alunos matriculados e concluintes;

4) Avaliação da Extensão, onde os Projetos são avaliados conforme normas internas e pela comunidade externa nos locais onde as ações são desenvolvidas. Os Cursos de Extensão são avaliados de forma online pelos participantes, subsidiando os responsáveis pela gestão na análise que leva ao seu aprimoramento e/ou revisão no oferecimento.

Marcelo Andriotti
1 de março de 2024