Reitor visita universidades e centros tecnológicos na Espanha

PUC-Campinas busca troca de experiências para desenvolvimento de projetos

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, visitou o Distrito de Inovação e Tecnologia 22@ Barcelona. Ele integrou a comitiva do prefeito de Campinas, Dário Saadi, que foi à Espanha em busca de referências para a implantação do centro de inovação tecnológica em Barão Geraldo – Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS), e para a revitalização do Pátio Ferroviário no centro da cidade, projeto desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura da PUC-Campinas. A Universidade também foi representada por Diane Teo Medeiros, gerente do Projeto Mescla.

O @22 Barcelona mudou a economia de Barcelona por meio da transformação de uma antiga região industrial degradada em uma área de inovação, tecnologia e economia criativa. A comitiva também visitou o Media-TIC Building e The Social Hub.

Participaram da visita o reitor da Unicamp, Antonio José Meirelles, o coordenador do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), Eduardo Gurgel, e as secretárias municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, e de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat.

Em Barcelona, o grupo também foi recebido dia 15 de maio pelo reitor da Universidade de Barcelona, Joan Guadiá. Os representantes das universidades tiveram oportunidade de estreitar relações. O Reitor apresentou no encontro as iniciativas sobre o setor de tecnologia e a proposta do HIDS. O objetivo da viagem internacional é apresentar o ecossistema de tecnologia da cidade, iniciativas das universidades, projetos como o HIDS e também captar futuros investimentos para o setor tecnológico de Campinas, além de conhecer experiências de inovação em urbanismo e tecnologia que possam ser aplicados no município em ações conjuntas da prefeitura com as universidades e centros tecnológicos.

Depois das visitas feitas às instituições espanholas, o Reitor e a gerente do Mescla foram a Portugal para encontros com autoridades locais. Vários estudantes, professores e pesquisadores da PUC-Campinas participam de intercâmbios em universidades portuguesas.

Marcelo Andriotti
22 de maio de 2023