Observatório PUC-Campinas
Observatório
PUC-Campinas
Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno

Reitor da Unicamp apresenta Hub para Desenvolvimento Sustentável a gestores da PUC-Campinas

Objetivo é desenvolver projetos colaborativos voltados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU

O Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Marcelo Knobel, detalhou a proposta de criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), nesta quarta-feira (27), em um encontro de gestores da PUC-Campinas. O projeto visa reunir universidades, centros de pesquisas, empresas, organismos públicos, entre outros setores.

As conversas entre as duas Universidades foram iniciadas havia duas semanas. A já considerada Zona Livre de Conhecimento tem como missão contribuir para o processo de desenvolvimento sustentável, agregando esforços nacionais e internacionais para produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação das futuras gerações, mitigando e superando as fragilidades sociais, econômicas e ambientais da sociedade contemporânea.

“Nós já temos o mais importante, que são nossas inteligências; a capacidade de nossos professores, funcionários e estudantes”, comentou Knobel se referindo a todo o potencial da PUC-Campinas e Unicamp.

O HIDS é um projeto ambicioso, conectado com os pensamentos de vanguarda, de grande impacto e com expectativa de implementação de longo prazo. O propósito do HIDS é desenvolver projetos colaborativos voltados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 proposta pelas Nações Unidas.

A Agenda é composta de um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Por meio dela, a ONU reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

O Reitor da Unicamp destacou também o envolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para fornecer recursos para elaboração do plano diretor do projeto. A Zona Livre de Conhecimento está prevista para ser instalada na área da antiga Fazenda Argentina, adquirida em 2014 pela Unicamp e para onde está sendo transferida a sede da Agência de Inovação Inova Unicamp (Inova).

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, ressaltou que o arranjo de instituições que está sendo proposto vai ao encontro da missão e do planejamento estratégico da PUC-Campinas. “São soluções inovadoras e sustentáveis como essa que viabilizam a melhoria da qualidade de vida no planeta, que temos como propósito”, concluiu.

 




Pesquisar



Próximos eventos


maio
25
sáb
dia inteiro XLV Puccíada 2019
XLV Puccíada 2019
maio 25 – jun 4 dia inteiro
XLV Puccíada 2019
O evento esportivo no Complexo Esportivo da Faefi começa dia 25, com o Futebol Society Feminino, que terá a grande final no dia 29. No[...]
maio
27
seg
dia inteiro Momento Mariano
Momento Mariano
maio 27 dia inteiro
Momento Mariano @ Campus I e II
O Departamento de Pastoral Universitária oferece à comunidade universitária um breve encontro de reflexão e oração sobre Nossa Senhora, a ser realizado todas as segundas-feiras. Na[...]
maio
28
ter
dia inteiro III Redes Digitais e Culturas At...
III Redes Digitais e Culturas At...
maio 28 – maio 30 dia inteiro
III Redes Digitais e Culturas Ativistas @ Campus I
Redes Digitais e Culturas Ativistas é um evento elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Sua primeira edição foi realizada[...]

Estude na PUC-Campinas

Inscrições para o Vestibular de Inverno da PUC-Campinas estão abertas até 9 de junho

Universidade divulga calendário do Processo Seletivo – Vestibular 2020

Universidade divulga o Resultado do Novo Vestibular 2019

PUC-Campinas divulga o Resultado da 4ª Chamada Vestibular Social 2019

Veja a lista de aprovados nos Cursos de Especialização

Veja também

Dom João Inácio Müller, novo Arcebispo de Campinas, visita a cidade pela primeira vez

1ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo expõe trinta projetos de alunos da Universidade

Faculdade de Turismo promove ‘1º Festival Mundo na Praça’ para celebrar os 45 anos de história

Universidade sedia IV Fórum Temático de Redes Organizacionais

Aluno e docente são selecionados no Programa de Intercâmbio Top España