Reitor da PUC-Campinas é recebido na Universidade de Barcelona

Comitiva de Campinas foi recebida por autoridades da Espanha

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, foi recebido dia 15 de maio pelo reitor da Universidade de Barcelona, Joan Guadiá. Uma comitiva levada pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, está em visita por centros tecnológicos da Espanha. Uma parceria entre Campinas e a universidade será feita na área de tecnologia com objetivo de estreitar relações e promover um intercâmbio para troca de experiências e transferência de conhecimento.

O Reitor já estava na Espanha, onde participou de um encontro internacional do reitores e representantes de 700 universidades realizada em Madri com organização do banco Santander. Participaram do encontro em Barcelona o presidente da Câmara de Comércio Brasil – Catalunha, Javier Mirallas, e o representante do governo da província da Catalunha, Paula Bonet.

Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e o reitor da Universidade de Barcelona, Joan Guadiá

Além do Reitor da PUC-Campinas e da Gerente do Programa Mescla, Diane Teo de Moares, estiveram presentes o reitor da Unicamp, Antonio José Meirelles; Eduardo Gurgel, coordenador do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável); e as secretárias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; e de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat.

Os representantes das universidades tiveram oportunidade de estreitar relações com a Espanha e apresentaram as iniciativas sobre o setor de tecnologia e a proposta do HIDS.

O objetivo da viagem internacional é apresentar o ecossistema de tecnologia da cidade, iniciativas das universidades, projetos como o HIDS, e também captar futuros investimentos para o setor tecnológico de Campinas, além de conhecer experiências de inovação em urbanismo e tecnologia, que possam ser aplicados no município.

Parques tecnológicos

Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior falou para espanhóis sobre o HIDS e outros projetos da Universidade

A viagem de trabalho inclui, após a reunião com o reitor da Universidade de Barcelona, visitas ao Parque Científico de Barcelona; Startub!, unidade de empreendedorismo; Distrito 22@, polo de tecnologia; e Agência Acció, de fomento à inovação e internacionalização, entre outros. Também está previsto um encontro entre o prefeito Dário Saadi e o embaixador Clemente de Lima Baena Soares e com o chefe do setor comercial do Consulado, conselheiro Luís Fernando Machado.

Outra reunião será com Josep Piqué, presidente executivo do parque de inovação e aceleração de startups Technova Barcelona da Universidade La Salle. Piqué esteve em Campinas em março abordando modelo de pacto de inovação para a cidade. Ele atuou na implantação do ecossistema de inovação em Barcelona; Medellín, na Colômbia; e Florianópolis, e é consultor da revitalização do centro histórico de Porto Alegre.

Com informações da Prefeitura de Campinas

Marcelo Andriotti