Mescla

Quarta-feira de Cinzas – Quaresma

No próximo dia 1º de março, Quarta-feira de Cinzas, a Igreja Católica celebra o início da Quaresma, período de 40 dias em preparação à celebração da Páscoa. Neste dia tem início no Brasil, também, a Campanha da Fraternidade, momento privilegiado de evangelização, que busca despertar a população para uma problemática específica que requer uma resposta dos cristãos e de pessoas de boa vontade em direção à justiça e à fraternidade.

Em todas as Paróquias e Comunidades da Arquidiocese de Campinas haverá Missa na Quarta-feira de Cinzas. Na Catedral Metropolitana, Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, presidirá a Missa de Cinzas às 18h30. Dom Airton estará à disposição dos veículos de imprensa dos municípios que compõem a Arquidiocese de Campinas às 18h00, na Catedral.

A Quaresma é o período de quarenta dias que antecede o Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo. A Quarta-feira de Cinzas, o período do Carnaval e outras celebrações religiosas são datas móveis, definidas a partir do Domingo da Páscoa, celebrado no primeiro domingo após a primeira lua cheia do início do outono. A festa da Páscoa era um ritual realizado por pastores, que, como proteção, tingiam as entradas de suas tendas com o sangue de um cordeiro. Com o Êxodo do Egito, passou a ser lembrança da libertação do povo hebreu. Para os cristãos a Páscoa é a lembrança permanente de que Deus liberta seu povo através de Jesus Cristo, o novo Cordeiro Pascal.

Biblicamente o número quarenta tem um significado importante: foram quarenta anos que o povo hebreu passou no deserto e foram quarenta dias que Jesus passou no deserto em purificação. Por isso, a Igreja conserva a tradição de preparação para a Páscoa com quarenta dias de Jejum, Penitência e Esmola, na busca da plena conversão aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Nas missas celebradas na Quarta-feira de Cinzas, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou outras árvores, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Em procissão, os cristãos recebem na fronte um pouco dessas cinzas para expressar o desejo de assumir o processo de conversão que se iniciou no Batismo.

Também na Quarta-feira de Cinzas tem início, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, esse ano em sua 54ª edição. O tema escolhido para 2017 é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15)”. O Objetivo Geral é “cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”. Com diz o Texto-base da CF, “A Igreja Católica já há algum tempo tem sido uma voz profética a respeito da questão ecológica. Não apenas tem chamado a atenção para os desafios e problemas ecológicos, como tem apontado suas causas e, principalmente, tem apontado caminhos para sua superação”.

Mais informações sobre a CF-2017 na Arquidiocese de Campinas, com o Diácono João Vicente da Silva, telefone (19) 99161.0058.

fev
qui
dia inteiro Quaresma
Quaresma
fev 27 – fev 28 dia inteiro
Quaresma @ Campi I e II
Os encontros serão na Capela do Campus I, na quinta-feira, 27 de fevereiro , às 11h30 e às 18h45, e na Igreja de Nossa Senhora[...]
fev
sex
10:00 Missa de Início de Ano Letivo
Missa de Início de Ano Letivo
fev 28@10:00
Missa de Início de Ano Letivo @ Auditório Dom Gilberto
Missa de início de ano letivo dia 28 de fevereiro, às 10h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I.

Novo Vestibular 2020 (3º Edital de Vagas Remanescentes)

Primeira chamada do Processo Seletivo dos Cursos de Especialização

10º Resultado: Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma

Convocados para a matrícula do Processo Seletivo do Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária