PUC-Campinas testa jogo inovador para o ensino de estudantes de Engenharia Civil

Por meio de pesquisa de doutorado, professor da Universidade desenvolveu ferramenta que promete modernizar método pedagógico por meio da tecnologia

Os estudantes do curso de Engenharia Civil da PUC-Campinas ganharam a oportunidade de utilizar uma ferramenta tecnológica para aprimorar o processo de aprendizado na Universidade. Uma pesquisa de doutorado em andamento na Unicamp, conduzida pelo Prof. Me. Phelipe Viana Ruiz, do curso de Engenharia Civil da PUC-Campinas, sob a orientação da Profa. Dra. Patricia Stella Pucharelli Fontanini e do Coorientador Prof. Dr. Carlos Eduardo Marmorato Gomes, trouxe um jogo que promete transformar a forma como os futuros engenheiros civis aprendem técnicas construtivas.

Com a constante mudança na educação e também no processo de aprendizado, surge a demanda por novas ferramentas, principalmente impulsionado por perfis de estudantes que crescem imersos na tecnologia. Na área da engenharia civil, esse cenário já está ocorrendo. Nesse contexto, uma ferramenta de Game-Based Learning (GBL) passou a ser testada na PUC-Campinas com os alunos do curso.

O “TécnicasPlay” não é apenas um jogo, mas uma ferramenta pedagógica. “Ele foi cuidadosamente projetado para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos vivenciem na sala de aula experiências similares às que enfrentarão em sua atuação profissional. Ele permite aos alunos simular todo o processo de construção, partindo da interpretação de projetos até a execução do sistema construtivo em alvenarias de edificações de pequeno e médio porte. Os alunos são inseridos em um ambiente virtual que simula um canteiro de obras, permitindo-lhes tomar decisões críticas que impactam o resultado da construção. Competência esperada do profissional da indústria da construção”, explica o professor Ruiz.

O jogo foi testado com alunos de Engenharia Civil, incentivado também pelo Prof. Dr. Rodrigo Cuberos Vieira, Diretor da Faculdade de Engenharia Civil da Escola Politécnica da PUC-Campinas. Os resultados preliminares indicam uma percepção positiva e uma contribuição significativa no processo de aprendizagem com o aumento do engajamento e interesse por parte dos alunos no processo de ensino.

“O jogo traz uma abordagem pedagógica tanto inovadora quanto eficaz, com potencial para auxiliar no ensino de técnicas construtivas. A pesquisa ainda está em desenvolvimento, mas já é evidente que essa nova forma de ensino tem o poder de transformar a área da Construção Civil, preparando o terreno para investigações futuras e aplicações práticas, desenvolvendo ainda mais as competências e habilidades de nossos estudantes demandadas pela sociedade em sua atuação profissional”, complementa Ruiz.

Quer saber mais sobre o curso de Engenharia Civil, da PUC-Campinas? Clique aqui.

Carlos Giacomeli
28 de setembro de 2023