PUC-Campinas tem abertura de encontro Internacional sobre Patrimônios Históricos

Evento trouxe mesas de debates sobre paisagens e terá programação recheada também nesta terça-feira

Nesta segunda-feira (24), o Auditório do Campus I da PUC-Campinas recebeu a abertura do 3º evento da Rede AppLab (Laboratório Americano de Paisagens Históricas da Produção), o Seminário Internacional “Patrimônio Mundial vs. Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América”.

A abertura do evento contou com a presença do Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; das professoras da Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, Dra. Maria Cristina Schicchi e Dra. Ana Paula Farah; da Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Dra. Ana Paula Giardini Pedro; do Coordenador da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Wilson Ribeiro Santos Júnior; do professor da Unesp, Prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira; e de Enrique Larive-López, da Universidad de Sevilla, na Espanha, e coordenador da rede internacional Laboratório Americano das Paisagens Históricas da Produção.

“Esse evento lança um olhar para o cuidado com aquilo que marca a vida nas nossas cidades. A presença das paisagens históricas ajuda a construir a identidade de um povo. Isso é fundamental, especialmente no mundo de hoje, onde, muitas vezes, esse elemento que marca momentos da história é, em certa medida, deixado de lado, ou até esquecido. Com isso, toda uma sociedade acaba perdendo a referência dos acontecimentos passados que ajudaram a construir o que ela é”, comentou o Reitor da PUC-Campinas.

Os professores da Universidade também reforçaram a importância do seminário e agradeceram a presença de profissionais de diversas nacionalidades e experiências presentes no auditório.

Na sequência, o professor Enrique Lavire-López reforçou a importância do evento e da preservação do patrimônio. “As paisagens são muito vinculadas a uma comunidade. É impossível dissociar as comunidades do contexto das características da paisagem”, comentou.

Depois da apresentação, o evento contou com um painel que apresentou paisagens mineiro-industriais do Chile, apresentado pelo arquiteto Felipe Ravinet de la Fuente, Diretor Executivo da Fundación Sewell. A mesa contou também com a Dra. Cristina Meneguello, da Unicamp, o Dr. Luis Mansilla, da Universidad de Castilla-La Mancha e o Dr. Flávio de Lemos Carsalade, Presidente do ICOMOS Brasil.

A programação do dia ainda teve na agenda outras mesas de debate. Mais informações podem ser conferidas clicando no link.

Nesta terça-feira, a programação continua. Na abertura da programação está um painel sobre gestão ativa do conhecimento, com Dr. Enrique Larive-López, da Universidad de Sevilla como moderador. Os debates e painéis seguem até o fim da tarde e podem ser conferidos no link.

Carlos Giacomeli
24 de abril de 2023