PUC-Campinas sedia reunião de Conselho de Desenvolvimento da RMC

Prefeitos, secretários e gestores puderam conhecer projetos e programas da Universidade

A PUC-Campinas sediou a 234ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) na manhã de 21 de junho, com a presença de prefeitos, secretários e representantes de 20 municípios da região e de secretarias estaduais. Eles foram recebidos pelo Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, pelo Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, pró-reitores, diretores e pesquisadores da Universidade.

O Reitor participou da abertura do encontro no espaço do programa Mescla, no Campus I, com a apresentação “A PUC-Campinas e a sua contribuição para os Municípios da RMC frente aos desafios da Gestão Pública”. Ele agradeceu a presença de todos os prefeitos e autoridades, que conheceram um pouco do que a Universidade pode oferecer para administradores públicos.

Para apresentar pesquisas, serviços, projetos e estudos feitos pela PUC-Campinas que podem auxiliar a aprimorar a administração pública de municípios, participaram Diane Teo de Moraes, coordenadora do Programa Mescla; Profa. Dra. Lia Toledo Moreira Mota, falando sobre projetos para cidades inteligentes; e Fellipe de Assis Zaremba, falando sobre o PUC Play, cursos de especialização presenciais e por EaD (Ensino a Distância).

O Prof. Dr. Cristiano Monteiro da Silva falou sobre dados levantados pelo Observatório PUC-Campinas; e o Prof. Dr. Rogério Bazi, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, falou sobre o Centro de Envelhecimento e Longevidade Vitalità, voltado ao público 60+.

O presidente do Conselho da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, agradeceu pela oportunidade de realizar a reunião nas dependências do Mescla. “É uma alegria estar em uma universidade que completou 81 anos e com reconhecimento internacional como uma das melhores do Brasil. É um prazer poder conhecer os projetos, os laboratórios e as propostas da Instituição para resolver problemas que vamos ter que enfrentar nos nossos municípios”, disse.

O diretor executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) Benjamim Bill, também agradeceu pela acolhida e pela oportunidade de conhecer o que a Instituição oferece.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, esteve presente na reunião. “É uma honra estar aqui, não só por Campinas sediar o encontro, mas também por ele ocorrer na PUC-Campinas, onde me formei médico em 1987”, disse.

O Reitor falou após as apresentações colocando a Universidade à disposição de todos os municípios da RMC para a aplicação do que é oferecido nos cursos, projetos, programas e pesquisas, além da possibilidade de desenvolvimento de novos estudos para solucionar problemas e melhorar a qualidade da vida dos moradores da região.

Carlos Giacomeli
21 de junho de 2022