PUC-Campinas sedia o II Seminário AlfaRede, evento nacional de alfabetização

Inscrições e submissão de trabalhos já podem ser feitas pela internet

Estão abertas as inscrições para o II Seminário AlfaRede, evento voltado para a alfabetização, leitura e escrita e as interfaces com outras áreas de conhecimento. O encontro para compartilhar pesquisas e vivências docentes, sobretudo na educação básica, será realizado na PUC-Campinas nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2024, em formato semipresencial. A participação presencial será no Auditório do Campus I, com transmissão simultânea das conferências e mesas, além de apresentações de trabalho presenciais e remotas.

A AlfaRede iniciou suas atividades em 2020, durante a pandemia, reunindo, aproximadamente, 30 universidades brasileiras, a maioria federal e estadual, sendo a PUC-Campinas a única confessional. O desejo de realizar um evento presencial era grande e a escolha da Universidade ocorreu devido à ampla infraestrutura oferecida e pela sua localização – em Campinas –, facilitando o acesso do público das várias regiões do país.

Somado a isso, a proposta do evento foi contemplada no Edital PAEP-EB CAPES – Programa de Apoio a Eventos no País para a Educação Básica, viabilizando ampliar a participação de professores, coordenadores e orientadores pedagógicos, diretores e vice-diretores, de escolas municipais, estaduais e privadas de Campinas e de outras cidades próximas.

O evento também estará aberto aos estudantes das licenciaturas, pois será um espaço de intensos debates sobre a escola e para a escola, contribuindo na formação dos futuros professores também.

“Realizaremos todas as atividades presencialmente no auditório do Campus I, com transmissão ao vivo para todos os interessados. O seminário é de grande importância, tendo como foco os desafios que os educadores enfrentam, principalmente depois da pandemia, nas áreas de alfabetização e incentivo à leitura e escrita”, disse a Profa. Dra. Cristina Tassoni, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, que integra a AlfaRede desde seu início.

“Teremos conferências e mesas de debates com participantes de todo o país e também internacionais. O evento é uma oportunidade para reunir estudantes, professores e pesquisadores que têm a escola como parceira para o desenvolvimento de metodologias de ensino, pesquisas e estudos. Aqui, todos poderão compartilhar experiências exitosas e discutir caminhos para o enfretamento dos desafios educacionais”, disse Tassoni.

A abertura contará com a participação da Profa. Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João del-Rei, pesquisadora da área da alfabetização e do letramento. Ela é criadora e coordenadora da AlfaRede e, atualmente, é Coordenadora Geral da Alfabetização de Jovens e Adultos na DPAEJA/SECADI-MEC.

Também participarão a Profa. Célia Renata Rosemberg, da Universidade de Buenos Aires, que tem investigado as variações culturais nos ambientes linguísticos, sobretudo das crianças, e a Profa. Dra. Fabiana Meneses Carro, do Instituto de Formação Docente (Uruguai), que realiza estudos no campo do direito à educação, na interface com as políticas públicas e as alternativas pedagógicas.

Haverá mesas de apresentações e debates com pesquisadores da AlfaRede e com professoras da educação básica de cada região do país. Será uma oportunidade de socialização e de reflexões em torno da imensa diversidade brasileira.

O seminário é gratuito, mas é necessário se inscrever para participar. As inscrições estão abertas tanto para ouvintes quanto para pesquisadores que queiram apresentar seus trabalhos, bem como para professores da educação básica divulgarem suas práticas pedagógicas.

Clique aqui para se inscrever

Marcelo Andriotti
20 de abril de 2024