Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas sedia 5ª edição do Simpósio Polo Arqdec

Evento focará em tema ESG e terá a presença de especialistas na área

A PUC-Campinas realiza na próxima terça-feira (16), às 14h, no auditório do Campus I, a 5ª edição do Simpósio Polo Arqdec, que terá o tema “ESG na arquitetura_ quando?”. O objetivo é promover o encontro de profissionais renomados da área de arquitetura, construção e decoração, para a troca de informações e assuntos relevantes de interesse comum dos profissionais, associados e estudantes da área.

A escolha do tema tem relação com o crescimento do ESG no campo da arquitetura, impactando a forma de se viver e conceber as cidades inteligentes. Essas três letras, que representam meio ambiente, social e governança, tem relação direta com a sustentabilidade e será o centro das discussões no evento.

Entre os convidados já confirmados estão Susanna Marchionni, executiva italiana que está revolucionando o setor de cidades inteligentes e inclusivas no país e cofundadora e CEO da Planet Smart City no Brasil; Heloisa Meister, engenheira civil e especialista da equipe técnica da Guardian Glass, uma das maiores fabricantes mundiais de produtos de vidros; Juliana Nunes, conselheira consultiva da plataforma Liderança com Valores e consultora parceira da Ideia Sustentável, ambas focadas em ESG, com mediação do arquiteto, diretor do escritório de arquitetura e design gráfico, T.H.E. Arquitetura, Paulo de Tarso, que será o simposiarca do evento.

A diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, Ana Paula Giardini Pedro Trevisan, abrirá o Simpósio e o professor Fabio Muzetti, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, também participará como convidado.

“Em 2019, a PUC-Campinas abriu as portas para receber nosso evento. Por conta da pandemia, ficamos em stand by, retomando no ano passado nossas ações em conjunto. Agora, essa é nossa primeira ação juntos em 2023. Outras atividades estão sendo estudadas, como desenvolvimento e intercâmbio de experiências entre os profissionais cadastrados e lojistas associados do Polo Arqdec com a Universidade”, cita a organizadora, curadora do evento e gerente-executiva de projetos do Polo Arqdec, Renata Podolsky.

“Trazer este debate para nossos alunos e para os profissionais de Arquitetura, Urbanismo e Design se faz necessário neste momento da sociedade. É exatamente onde podemos colaborar, com nosso conhecimento e capacitação continuada dos profissionais e discentes. Neste evento, aproximaremos mercado de trabalho com universidade, com profissionais da região e nossos alunos, para ampliar e reverberar os fundamentos de nosso valor na sociedade”, explica o professor da PUC-Campinas, Fábio Muzetti.

As inscrições para participar são gratuitas para profissionais cadastrados no Polo Arqdec, lojistas associados e estudantes das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, Artes, Design Digital, Engenharia Civil e Geografia da PUC-Campinas (em links próprios). Caso seja profissional da área e não cadastrado no Polo Arqdec, é possível fazer inscrição por esse link.

Os valores são de R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia), e podem ser adquiridos até o dia 16 de maio.

Todo dinheiro arrecadado será revertido para a Instituição Assistencial Dias da Cruz, ONG que atua com projetos que oferecem saúde, educação, lazer, formação profissional e inclusão social.



Carlos Giacomeli
12 de maio de 2023