PUC-Campinas recebe RH de empresas para encontro de relacionamento

A PUC-Campinas, por meio do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, recebeu na manhã de hoje, cerca de 50 profissionais da área de Recursos Humanos de empresas regionais, nacionais e multinacionais que atuam na região. O objetivo do encontro, que contou com a presença de toda reitoria da instituição foi aproximar a Universidade das empresas e apresentar a elas todas as possibilidades em termos de Ensino, Pesquisa e Extensão que a PUC-Campinas pode oferecer por meio de parcerias diversas.

De acordo com o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci júnior, a iniciativa visa mostrar para as empresas todo o potencial de conhecimento e soluções que a Universidade pode oferecer, inclusive com o desenvolvimento de parcerias. “Projetos de pesquisa em comum, cujo objeto nasce da empresa e do interesse acadêmico da Universidade e isso é um ponto de encontro de ambos.” destacou.

Conectar os conhecimentos produzidos pela academia com as necessidades das empresas é um dos focos da Universidade. Segundo o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Me. Paulo Moacir Godoy Pozzebon, o contato com os RHs e com profissionais de outras áreas é muito importante para facilitar o intercâmbio entre Universidade e organizações de todos os tipos. “A Universidade tem, entre suas tarefas, formar profissionais para o mundo do trabalho, nada mais necessário do que a Universidade conectando-se com empresas saber quais são as necessidades, quais são as demandas de curto, de médio, de longo prazo que a gente deveria tentar atender através da formação oferecida aqui nesta Universidade”.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, esse encontro serviu para que a instituição conheça as expectativas das empresas. “É um termômetro do que eles esperam e das demandas que eles têm, para fazermos uma interface com nossos pesquisadores, com nossa a área de inovação. Para pesquisa, pós-graduação e inovação é uma excelente oportunidade.”, ressaltou.

Outro ponto importante para o relacionamento entre Universidade e empresas são os cursos de atualização que podem oferecer soluções nas diversas áreas do conhecimento com temas específicos para atender a determinada demanda. O Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, considera essa aproximação fundamental. “Podemos cada vez mais buscar essas parcerias no sentido dos estágios aos nossos alunos, de projetos, de cursos de extensão e especialização. Enfim, essa união hoje é necessária para que o mercado não fique distante da Universidade e, por sua vez, a Universidade também não fique distante do mercado.”, afirmou.

A tradição e o caráter de ensino, pesquisa e inovação da PUC-Campinas podem proporcionar uma troca interessante para o mundo do trabalho, por meio de soluções criativas e inovadoras para os mais diversos desafios que se apresentam no dia-a-dia das corporações, esse é o entendimento do Pró-Reitor de Administração, Prof. Dr. Ricardo Pannain. “Entendemos que para nós termos um ensino, pesquisa e extensão de qualidade, é muito importante que a Universidade se abra para o mundo do trabalho. O objetivo é estreitar os laços para que os três pilares: ensino, pesquisa e extensão tenham uma comunicação direta com essas empresas.” finalizou.

A partir desse primeiro encontro, a ideia da Universidade é fazer outras parcerias com as empresas, possibilitando cada vez mais que o conhecimento produzido na academia encontre aplicação na realidade das organizações.

Confira a galeria de fotos: https://www.puc-campinas.edu.br/galeria-de-fotos/cafedamanhacomrhdasempresas/

Silvia Perez de Freitas
17 de maio de 2018