PUC-Campinas recebe escultura doada ao Museu de Arte Sacra

Equipe do Museu Universitário cuidará do processo de higienização e conservação do bem

O Museu Universitário da PUC-Campinas, que faz a gestão do acervo do Museu de Arte Sacra de Campinas, recebeu na manhã do dia 11 de outubro a doação de uma imagem de São José de Botas pelo Padre Luiz Roberto Di Lascio. A peça foi recebida pela Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior na Reitoria.

A equipe do Museu Universitário, que terá a guarda e manutenção preventiva da escultura, cuidará do processo de higienização e conservação do bem e a documentação de entrada no acervo do Museu de Arte Sacra.

A imagem com cerca de 86 cm de altura, de madeira, foi doada ao Padre Luiz pela Sra. Eloá Quadros, esposa do ex-presidente e ex-prefeito de São Paulo Jânio Quadros, quando em visita a paróquia Nossa Senhora Achiropita, em São Paulo, da qual era pároco entre 1985 e 1986.

Ela representa uma figura masculina, de pé, frente com corpo levemente inclinado à direita, cabelos curtos e escuros em mechas com movimentos para trás. É uscultura em madeira, policromada, dourada e com florões. Compõem o conjunto a figura do Menino Jesus (20cmX11cm), também em madeira policromada, e o bastão (70 cm), com acabamento fazendo alusão a flor do lírio, em uma das pontas.

A escultura, possivelmente de origem portuguesa dada à sua estrutura estilística (barroco), pode ser datada do século XIX. Possui boa estrutura, sem percepção visível de contaminação por cupim, traça ou outros insetos, mas necessita de intervenção de restauro para sua leitura visual e estética.

Marcelo Andriotti
11 de outubro de 2023