PUC-Campinas recebe empresários e representantes de instituições parceiras

Encontro também fez parte das comemorações de 50 anos da Faculdade de Análise de Sistemas

Um grupo de empresários, executivos e ex-alunos da Faculdade de Análise de Dados da PUC-Campinas foram recebidos em um almoço no Centro Gastronômico da Universidade, no Campus I, no dia 19 de dezembro. O encontro foi realizado como forma de comemorar as parcerias feitas pela Instituição com várias das empresas representadas, além de receber executivos para conhecerem as instalações e os projetos da PUC-Campinas. O almoço também fez parte da comemoração dos 50 anos do primeiro curso de Análise de Sistemas oficialmente reconhecido no Brasil.

Estiveram presentes o Reitor Prof. Dr. Germano Regacci Júnior, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, a Pró-Reitora de Graduação, Profª. Dra. Cyntia Belgini Andretta; a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profª. Dra. Alessandra Borin Nogueira; o Pró-Reitor de Educação Continuada, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi; o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados, Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni; a Pró-Reitora de Inovação, Profª. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos; Diane Teo de Moraes, coordenadora do Mescla; e Profª. Andréia Pimentel, da Faculdade de Gastronomia; e a diretora da Faculdade de Análise de Sistemas Profa. Me. Silvia Cristina de Matos Soares.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, representou a Prefeitura. Também enviaram representantes instituições e empresas como Ital, Centro Von Braun, Fapesp, G.A.C. Group, Fundação Fórum Campinas Inovadora, Samsung, Convention & Visitors Bureau, Instituto Icorps, Fitec, Alivira do Brasil, Trópico Telecomunicações, Cristália, Padtec, CPQD, SIDI, Rede Bandeirantes, Embrapa Agricultura Digital, CI&T, YellowIpe, IBM e Bosch.

A primeira do Brasil

Faculdade de Análise de Sistemas da PUC-Campinas comemorou, no dia 4 de novembro, 50 anos de atividade. A aprovação da implantação do curso pelo Conselho Universitário (Consun) da Universidade ocorreu em 4 de agosto de 1972, com início das aulas no ano seguinte.

“Vamos comemorar os trabalhos realizados ao longo do ano com as empresas que nos ajudaram em projetos diversos. Também estamos comemorando os 50 anos do curso de Análise de Sistemas com a presença de alguns ex-alunos. Eles representam bem a Universidade no mercado de trabalho, em empresas multinacionais e também como empreendedores, que desenvolveram seus negócios dentro e fora do país, o que nos orgulha muito”, disse a Diretora Sílvia.

A primeira turma, com 70 alunos, se formou em 1976. O pioneirismo do curso era tamanho que a disponibilidade de computadores na época era raríssima e os estudantes precisaram utilizar um equipamento da área administrativa da Universidade, que ficava no prédio H0 do Campus I.

Em 2023, a Faculdade de Análise de Sistemas passou a integrar a Escola Politécnica da PUC-Campinas, reunindo mais de 570 estudantes em seus cursos.

Marcelo Andriotti
19 de dezembro de 2023