PUC-Campinas realiza oficina de “Pigmentos Naturais – Dia da Primavera” nos dias 14 e 15 de setembro

Nos dias 14 e 15 de setembro, a PUC-Campinas realiza oficinas de “Pigmentos Naturais – Dia da Primavera” nos Campus I e II da Universidade, por meio do projeto “Oficin’Arte 2017”, que tem possibilitado a construção de parcerias entre a Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna (CACI) e a Administração das Praças de Alimentação, vinculada à Divisão de Logística e Serviços (PROAD).

A ideia é ampliar as atividades nos locais de convívio, com uma programação mensal e comemorativa. Essas parcerias viabilizam a realização de oficinas e feiras de artesanato em locais de alimentação e convívio da comunidade interna.

Para a oficina de setembro, foi escolhido o dia da primavera, que tem seu inicio no dia 23, para realizar a oficina de pigmentos naturais, por ser a estação de abundância na natureza. Visando a valorização e compreensão da sustentabilidade, serão utilizados materiais alternativos para realização de desenhos e pinturas. A natureza oferece matéria-prima abundante para a produção de tintas, e desde a pré-história, o ser humano utilizava materiais naturais para prepara-la, o que mudou a partir de 1856 com a invenção do pigmento sintético. Algumas estão em nosso jardim (como as flores e a terra), ou na cozinha, como os temperos e chás, e acabam passando despercebidas. Pode-se encontrar diferentes materiais de acordo com a época do ano (flores, frutos, folhas e sementes) conforme o ciclo de germinação das plantas. A extração dos pigmentos é obtida de várias partes: raiz, caule, folhas, flores e frutos.

A oficina consiste no preparo das tintas com pigmentos naturais e na criação de uma pintura com as tintas prontas. Flores, plantas, açafrão, urucum, colorífico, café, carvão, etc., são alguns dos materiais para obter as tintas. Além do fazer artístico, a oficina permite aos participantes explorarem sentidos como o olfato, pois os temperos deixam um cheiro característico nas pinturas. O material, variado, será disponibilizado para criações personalizadas, para facilitar a confecção, considerando o tempo restrito dos participantes.

As Oficinas acontecerão sempre das 11h30 às 13h, confira o cronograma:

Data Local
14 de setembro Praça de Alimentação

Campus I

15 de setembro Piso Térreo do Prédio Administrativo

Campus II

A Oficina é aberta para toda comunidade interna (Funcionários, Professores e Alunos) e não é necessário inscrição.

Serviço:
Oficina de Pigmentos Naturais – Dia da Primavera