Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas realiza encontro de Extensão durante Semana Acadêmica

Extensionistas puderam apresentar à comunidade acadêmica resultados de seus projetos

A PUC-Campinas realizou durante a Semana Acadêmica seu XII Encontro Anual de Extensão Universitária para apresentação dos trabalhos que estão sendo realizados pela Universidade voltados para a comunidade externa. Os eventos reuniram professores e alunos extensionistas e outros professores e alunos da Universidade, além de parceiros da extensão, especialistas das áreas do conhecimento que vieram como convidados e e comunidade externa, principalmente pais de alunos.

O objetivo do encontro foi fazer a socialização e apresentação dos resultados das ações extensionistas junto as comunidades externas. Entre os trabalhos há diversas linhas, como os estudos socioeconômicos do Observatório PUC-Campinas, atividades diversas nas áreas de saúde, com pessoas com Síndrome de Down, desenvolvimento de equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida, apoio a familiares de pessoas privadas de liberdade, prevenção a acidentes automobilísticos causados por consumo de álcool, prevenção ao suicídio e outros projetos.

“O encontro é importante, pois compartilha conhecimento construído, gera pertencimento e engajamento, cumprindo para sensibilização da  solidariedade para com as comunidades mais vulneráveis de Campinas e região”, disse a Profa. Dra. Teresinha Cristiane de Morais, Coordenadora Geral de Projetos de Extensão.

Bruna Franchito Freire, estudante 6º período do Curso de Medicina da PUC-Campinas, participa pela segunda vez do encontro. “Minha área de Medicina sempre está cuidando das pessoas, orientando sobre prevenção. Participar da Extensão é muito gratificante, tendo esse contato e retorno da comunidade. Trabalhamos com estudantes do Ensino Médio sobre prevenção de acidentes de trânsito. Também participei como bolsista da Iniciação Científica”, disse.

O evento também teve participantes de outras instituições de ensino, convidados para participar das atividades. “Quando falamos de Universidade, tudo que é criado e construído nela tem um propositor maior de sair das suas paredes e universalizar. A extensão faz isso, leva para a comunidade o que é feito aqui em pesquisa e conhecimento para resolver seus problemas. Acabei de assistir trabalhos feitos aqui relacionados à prevenção de acidentes causados pela bebida, um trabalho incrível”, disse Carla Janice Baister Lantieri, médica da disciplina de cardiologia Faculdade de Medicina do ABC e do Comitê da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.



Marcelo Andriotti
28 de outubro de 2022