Mescla

IX Encontro de Extensão discute inovação social e curricularização

O encontro anual da PUC-Campinas terá palestras, oficinas de empreendedorismo, kokedama e de soluções inclusivas

A PUC-Campinas realiza, dias 9 e 10 de outubro, seu “IX Encontro Anual de Extensão Universitária”. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, contará com palestras, workshops, oficinas, apresentações culturais e mostras de trabalhos em diversos locais do Campus I. Todas as atividades são abertas para o público interno e externo. Clique aqui para ver programação completa.

A extensão universitária é uma ação das universidades para que o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvida dentro das instituições sejam aplicados na comunidade. Atualmente, a PUC-Campinas mantém parceria com cerca de 45 entidades sediadas na região que prestam serviços, diretamente, a aproximadamente 17 mil pessoas e, indiretamente, a mais de um milhão.

O empreendedorismo e a inovação social também são um dos temas importantes do encontro. Um dos palestrantes convidados para falar sobre o tema é o Prof. Dr. Marcos Kisil, fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS. Kisil, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é considerado um dos profissionais mais influentes de organizações filantrópicas no mundo. Na abertura do encontro, às 19h do dia 9, no Auditório Dom Gilberto, ele falará sobre “A inovação social e a Extensão Universitária: perspectivas para o desenvolvimento social”.

Além de mostrar o que está sendo produzido nos projetos de extensão da Universidade, o encontro terá o debate sobre a curricularização da Extensão, que foi tornada oficial no final de 2018 e deverá ser implantada em todas as instituições de ensino superior do Brasil em 2021.

Pela nova determinação federal pelo menos 10% da carga horária total de todos os cursos de graduação deverão ser compostas por atividades de extensão. Elas passarão a fazer parte dos currículos, seguindo as mesmas regras das demais disciplinas e tornadas obrigatórias nas grades dos cursos.

Para falar especialmente sobre esse assunto, será realizado no dia 10, das 8h30 às 11h30, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, a palestra “Experiências no Processo de Curricularização da Extensão”. Participam a Profa. Dra. Simone Loureiro Brum Imperatore (ULBRA), o Prof. Dr. Fabiano Incerti (PUCPR) e a Profa. Dra. Teresinha de Morais (PUC-Campinas).

“As atividades do encontro integrarão todas as áreas da Extensão da PUC-Campinas, inclusive com apresentações dos grupos do CCA (Centro de Cultura e Arte) em conjunto com as exposições de projetos, atividades e palestras”, disse a Profa. Me. Marina Piason Breglio Pontes Oliveira, organizadora do evento.

As atividades serão realizadas em diversos pontos do Campus I. O encerramento será no dia 10, às 18h30, com a “9ª Cerimônia de Premiação de Alunos Bolsistas e 3ª Cerimônia de Premiação de Alunos Voluntários” no Auditório Cardeal Agnelo Rossi.

fev
qui
dia inteiro Quaresma
Quaresma
fev 27 – fev 28 dia inteiro
Quaresma @ Campi I e II
Os encontros serão na Capela do Campus I, na quinta-feira, 27 de fevereiro , às 11h30 e às 18h45, e na Igreja de Nossa Senhora[...]
fev
sex
10:00 Missa de Início de Ano Letivo
Missa de Início de Ano Letivo
fev 28@10:00
Missa de Início de Ano Letivo @ Auditório Dom Gilberto
Missa de início de ano letivo dia 28 de fevereiro, às 10h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I.

Novo Vestibular 2020 (3º Edital de Vagas Remanescentes)

Primeira chamada do Processo Seletivo dos Cursos de Especialização

10º Resultado: Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma

Convocados para a matrícula do Processo Seletivo do Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária