PUC-Campinas realiza 49ª Semana de Estudos da Faculdade de Ciências Biológicas

Palestras acontecem entre 19 e 21 de outubro no Campus II da Universidade

A Faculdade de Ciências Biológicas realiza entre os dias 19 e 21 de outubro as atividades da 49ª Semana de Estudos voltada aos estudantes do curso. A programação acontece durante toda a manhã desses três dias, entre 8h e 11h30, no Campus II da PUC-Campinas.

No dia 19, a agenda traz uma palestra sobre “Neuroeducação: a ciência como guia para um ensino participativo e cativante”, com Jorge Franco Maringoli Cardoso. Também estão na programação a palestra “Gestão de Resíduos de serviços de saúde”, com Amanda Roberta de Almeida;  “Métodos laboratoriais para o estudo de neurobiologia: lesões neuronais e doenças neurodegenerativas”, com Ana Laura Midori Rossi Tomiyama; e “Controle biológico de pragas e doenças”, com Lucas Vitor Ecologia.

Na quinta-feira, 20 de outubro, a programação terá os eventos: “Características e funções: um novo olhar sobre a biodiversidade”, com Bárbara Rocha Cardeli; “O impacto das mudanças climáticas na Segurança Alimentar: uma abordagem ecológica”, com Ana Luisa de Carvalho Cruz; “Explorando o eixo intestino-cérebro no contexto das doenças neurodegenerativas”, com Dionisio Pedro Amorim Neto; e “Desafios no ensino de ciências para o fundamental II”, com Flavia Nunes Luciani.

Na sexta-feira, os estudantes poderão acompanhar as palestras: “Pesquisa na prática: a relação da urbanização e a fauna de praias arenosas”, com Julia Peres Ramalho e Fernanda Ramos Fernandes de Oliveira; “Resgate, soltura e monitoramento de fauna silvestre”, com Vagner Roberto Ariedi Junior; “Utilizando a tecnologia Ômica para estudar o vírus Covid-19”, com Victor Corasolla e “A inflamação na anemia falciforme”, com Matheus Ajeje.

Para o diretor do Faculdade de Ciências Biológicas, Prof. Dr. Edmilson Ricardo Gonçalves, as atividades ampliam o repertório de formação do estudante. “Eventos como a Semana de estudos e o Simpósio da Faculdade de Biologia são de extrema relevância em vários aspectos: ampliam o repertório de formação técnica-científica, ajudam no desenvolvimento de habilidades e competências de comunicação, permitem a ampliação e consolidação da network de nossos alunos e docentes com pesquisadores e professores de outras instituições, mantém e fortalece os vínculos com nossos egressos”, comenta.

Carlos Giacomeli
17 de outubro de 2022