PUC-Campinas promove webinário sobre construção de práticas inclusivas

O evento terá a participação de Tathi Piancastelli, influenciadora digital com Síndrome de Down

A PUC-Campinas promove o webinário “A Extensão Universitária e a Construção de Práticas Inclusivas” no dia 5 de agosto, às 18h, com transmissão pela plataforma Teams. O evento é aberto a todos os interessados e terá a participação de Tathi Piancastelli, influenciadora digital com Síndrome de Down e inspiradora de personagem da Turma da Mônica.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui

Segundo a Coordenadora Geral de Projetos de Extensão, Profa. Dra. Teresinha Cristiane de Morais, o projeto não é sobre Síndrome de Down, mas sobre a necessidade da inclusão. “Esse é o primeiro evento sobre práticas inclusivas que terá outros temas como idosos, diversidade, racismo e outros”, diz.

Além de Tathi, que é de Campinas e se destacou como ativista, atriz e escritora, participam do debate Ana Carolina Cardoso Nogueira de Freitas, da Fundação Síndrome de Down, e Paloma Aparecida Pedroso, atleta de futsal.

Elas vão falar sobre o cotidiano e todos os aspectos e necessidades de quem convive com a necessidade de inclusão social.  A Universidade já desenvolve projetos voltados para esse público, um deles também em parceria com os estúdios Maurício de Souza e Fundação Síndrome de Down.

Alunos extensionistas da PUC-Campinas desenvolveram em 2020, sob coordenação do Prof. Dr. Francisco Kerr Saraiva, uma cartilha personalizada voltada para familiares e cuidadores de pessoas com Síndrome de Down, expondo os cuidados necessários em tempos de pandemia. O material está disponível em PDF de forma gratuita para download.

Clique aqui para baixar

A cartilha ilustrada com personagens da Turma da Mônica traz orientações pautadas pelas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). As explicações foram adaptadas para o atendimento das necessidades do público-alvo: pais, cuidadores e demais profissionais que estão em contato com pessoas com Síndrome de Down.

Marcelo Andriotti
29 de julho de 2021