A PUC-Campinas recebe nos dias 04 e 05 de maio de 2016, o Colóquio Laudato Si’: Por uma Ecologia Integral, que contará com a presença do Magnífico Reitor da PUC-Rio, Prof. Dr. Pe. Josafá Carlos de Siqueira.

O tema escolhido é baseado na Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Si’: sobre o cuidado da Casa Comum”, que apresenta texto sobre a ecologia humana.

Este é o primeiro documento escrito integralmente pelo Papa Francisco, que buscou inspiração nas meditações de São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente. Em 2013, no início do seu Pontificado, o primeiro documento publicado por Francisco foi “Lumen Fidei”, que já tinha sido iniciado pelo Papa Emérito Bento XVI.

A Encíclica é composta por seis capítulos: “O que está a acontecer à nossa casa”, “O Evangelho da criação”, “A raiz humana da crise ecológica”, “Uma ecologia integral”, “Algumas linhas de orientação e ação” e “Educação e espiritualidade ecológicas”.

O conceito de Ecologia Integral está no centro das preocupações apresentadas pelo Pontífice. São indicadas, também, as problemáticas e desafios de preservação e prevenção e, ainda, os aspectos da criação à proteção, e questões como a fome no mundo, pobreza, globalização e escassez.

O evento é organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura da Universidade e será realizado no Auditório Dom Gilberto e no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA), no Campus I (Rodovia Dom Pedro I km, 136, Parque das Universidades) da PUC-Campinas.

A participação é aberta a toda comunidade. As inscrições poderão ser feitas pelo Portal da Universidade ou até o momento do início de cada atividade, nos locais em que ocorrem. A emissão de certificados de participação será realizada mediante a inscrição e participação no evento.

Confira a programação:

04 de maio de 2016

Auditório Dom Gilberto – Campus I

9h: Abertura
9h30: Conferência: LAUDATO SI’: OS GRANDES DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

Prof. Dr. Pe. Josafá Carlos de Siqueira – Reitor da PUC-Rio
Mediador: Prof. Me. Côn. José Luís Araújo (Faculdade de Teologia / PUC-Campinas)

19h30: Mesa-Redonda: “PANORAMA ÉTICO, ECOLÓGICO, ESPIRITUAL E MIDIÁTICO DA VIDA NO PLANETA”
Prof. Me. Marcel José Cheida (Faculdade de Jornalismo / PUC-Campinas)
Profa. Me. Maria Pilar Rojals Piqué (Faculdade de Engenharia Ambiental / PUC-Campinas)
Prof. Dr. Renato Kirchner (Faculdade de Filosofia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião / PUC-Campinas)
Mediador: Pe. João Batista Cesário (Pastoral Universitária da PUC-Campinas)