
PUC-Campinas promove Hackathon sobre Mobilidade Urbana em parceria com CPqD e EMDEC
Com objetivo de encontrar boas ideias para a questão da mobilidade urbana, a PUC-Campinas realizou no dia 05 de maio, dentro do projeto sobre ‘Empreendedorismo e Universidade Criativa’, um encontro com parceiros externos, alunos e egressos da Universidade que discutiu e apresentou soluções para criar ou repensar projetos urbanos de mobilidade, no Campus I da instituição. O hackathon é um evento que busca o desenvolvimento de projetos por meio da troca de ideias e trabalho de vários profissionais, entre eles, os alunos e ex-alunos da Universidade.
O hackathon foi dividido em duas etapas: na primeira os participantes puderam conhecer em detalhes os graves problemas que afetam a mobilidade urbana; na segunda, tiveram orientações com professores/tutores especializados da PUC-Campinas para a criação e apresentação das ideias.
O gerente de Contas/Projetos e Inovação do CPqD, Tarcízio Fernandes, destacou a importância do evento. “Apoiamos projetos inovadores e a presença do CPqD na Universidade Criativa e Empreendedora da PUC-Campinas enaltece nossas atividades”. Tarcízio também afirmou que é na Universidade que nascem as boas ideias. “A partir delas podemos pensar em investir”.
Tarcízio Fernandes – Gerente de Contas/Projetos e Inovação do CPqD
Já o Diretor de Desenvolvimento Institucional da EMDEC-Campinas, Guilherme Damasceno Fernandes, disse que apesar de uma queda de 18% nos últimos cinco anos de usuários do sistema de transporte na cidade, os desafios para a mobilidade urbana ultrapassam o aspecto financeiro e se tornam cada vez mais sociais. “Eles estão presentes no cotidiano das pessoas. E por isso devemos pensar e repensar nossas ações. A presença da EMDEC no evento estreita relação da Universidade de nossos projetos”, finalizou.
Guilherme Damasceno Fernandes – Diretor de Desenvolvimento Institucional da EMDEC-Campinas
Para o segundo semestre de 2018 está previsto o hackathon sobre ‘Empreendedorismo e Universidade Criativa’ com os integrantes da Casa da Moeda do Brasil. A ideia é discutir e apresentar soluções para os problemas da atualidade do papel moeda.
Equipe da PUC-Campinas e parceiros.