A PUC-Campinas realiza a partir de segunda-feira (18/09) dois eventos científicos, uma na área tecnológica e outro na área de ciências biológicas, ambos abertos ao público. O primeiro, a 8ª Semana Integrada do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (Ceatec) ocorrerá no Campus I e terá apresentações diárias, até 23/09, de pesquisas e atividades das áreas de Análise de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Geografia, Matemática e Química.

O tema central desta 8ª edição da Semana Integrada será “Inovação, Ciência e Tecnologia”. Serão estes alguns dos assuntos abordados pelos mais de 60 palestrantes convidados: tecnologias para fotografias digitais; controle de mudanças dos softwares; nanotecnologia; territórios e novas tecnologias; tecnologias para construções de túneis; tecnologias de TV digital; softwares livres; computação sem fios; plano de manejo de reservas; aditivos em alimentos; rastreamento em telecomunicações.

Os participantes também terão contato com representantes de pequenas, médias e grandes empresas diretamente ligadas às áreas de conhecimento do Centro. Para mais informações sobre o evento acesse o site //www.puc-campinas.edu.br/centros/ceatec/. O Campus I, onde ocorrerá o evento – nas salas do prédio do Ceatec –, fica na Rodovia D. Pedro I, km 136, Parque das Universidades.

Semana de biológicas
A 35ª Semana de Estudos de Ciências Biológicas ocorrerá do dia 18 ao dia 22/09, nas instalações do Centro de Ciências da Vida (CCV), no Campus II (avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama). Tem por objetivo promover atividades de complemento curricular dos alunos e de divulgar as diferentes áreas de atuação do biólogo.

A Semana é tradicional no calendário acadêmico da Universidade. Serão oferecidas dez palestras e dezoito mini-cursos sobre diferentes áreas da biologia brasileira. Serão estes alguns dos assuntos abordados: criminalística na biologia; estresse hídrico; o papel do biológico nas gestões públicas; controle integrado de pragas; biologia na era pós-genômica; biologia marinha.

A programação na íntegra está no endereço: //www.puc-campinas.edu.br/noticia/detalhe.asp?id=1935.

15 de setembro de 2006