Cases de sucesso serão mostrados aos alunos de Jornalismo

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas reúne amanhã (17 de abril) assessores de comunicação de empresas de Campinas para discutir as práticas desta atividade jornalística. Este ano, a temática do evento será “Cases de sucesso: experiências bem sucedidas na rotina do assessor de comunicação”. O encontro será realizado na sala 800 do Campus I, nos períodos matutino, às 8h e, no noturno, às 19h30 (Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades).

Também participará do evento, em ambos os períodos, a diretora de base do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo – Regional Campinas, a jornalista Vera Lúcia Longuini, que discutirá com os alunos questões pertinentes sobre o mercado de trabalho, como a profissionalização da atividade jornalística e o estágio. Vera, que já foi professora do curso de Jornalismo da PUC-Campinas, ainda está a frente da empresa Ateliê da Notícia, que realiza diversos serviços relacionados à área de comunicação jornalística.

O objetivo do evento é aproximar os formandos de Jornalismo de profissionais de imprensa que atuam como assessores de comunicação. Na ocasião, serão discutidos temas como a rotina de trabalho de jornalistas nas assessorias de imprensa ou comunicação; a questão ética no relacionamento com os clientes e jornalistas de veículo, entre outros.

Palestrantes
No período matutino participarão do evento a jornalista Ana Paula Ferreira, assessora de imprensa do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e que acumula uma larga experiência na imprensa internacional; Vanessa Taufic, gerente do departamento de comunicação e marketing da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC). Vanessa atuou na imprensa de Campinas e região e coordena as ações de comunicação voltadas ao terceiro setor. Também estará presente o ex-professor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Dario de Barros Carvalho Júnior (Djota), que é sócio-proprietário da D&D Comunicação, de Campinas. Com a longa experiência em redação, Djota assessora hoje diversas empresas de diferentes segmentos, dentro e fora do País.

À noite, o encontro terá a presença das jornalistas Cecília Strang, sócia-proprietária da Alfapress Comunicações, que atende há mais de 15 anos dezenas de empresas nacionais e multinacionais de Campinas, região e país, com produtos de comunicação para diversos segmentos de mercado; Cárita Abdal, responsável pela assessoria de comunicação do Espaço Cultural CPFL e coordenadora de conteúdo Web na mesma instituição e Marcelo do Canto, coordenador de comunicação da Câmara Municipal de Campinas e relacionamento com a mídia para a Empresa de Saneamento e Tratamento de Resíduos (Estre), além de presidir a Associação Campineira de Imprensa.

16 de abril de 2008