Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas participa da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O objetivo do evento é a divulgação e popularização da ciência

A PUC-Campinas participará da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A programação na Universidade ocorrerá entre 17 e 20 de outubro. O objetivo é a divulgação e popularização da ciência. A Universidade participará com a realização de diversas atividades voltadas para estudantes de escolas públicas de Campinas, Paulínia e Hortolândia.

Os projetos têm o fomento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Serão realizados seminários, trabalhos de campo, palestras, oficinas e apresentações culturais. Algumas atividades terão transmissão on-line e poderão ser acompanhadas pela página do evento, no site da Universidade.

Clique aqui para ver programação completa

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento nacional realizado especialmente para a divulgação e popularização da ciência, com coordenação do Ministério e participação de diversas instituições de ensino. O tema desse ano é “Ciências Básicas para um Desenvolvimento Sustentável”.

Todas as atividades estão sendo desenvolvidas e executadas na PUC-Campinas pelas Pró-Reitorias de Graduação; de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão; e de Inovação, envolvendo docentes pesquisadores, docentes extensionistas, professores de outras faculdades e especialistas em desenvolvimento sustentável.

“É importante que a instituição esteja presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que consolida trabalhos que temos feito nessas áreas. E também mostra o quanto os alunos da graduação estão inseridos nesse cenário, tanto de Ciência quanto de Tecnologia. É importante também que a comunidade se coloque dentro dessa semana e que a gente mostre o potencial dos nossos professores, dos nossos alunos, e faça esse intercâmbio com as instituições externas”, disse a Pró-Reitora de Graduação, Cyntia Andretta.

O projeto tem o nome de “Agenda 2030 e o Pacto Educativo Global, compromissos para difundir as ciências básicas rumo ao desenvolvimento sustentável”. As escolas foram convidadas e serão recebidas na Universidade.

“Para a PUC-Campinas é muito importante estar participando dessa semana nacional, pois marca a preocupação que ela tem não só de produzir novos conhecimentos, seja pesquisa, extensão, ensino, mas de transbordar isso através da divulgação científica e especialmente para o público das escolas do ensino fundamental e ensino médio”, disse a Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Ela também diz que o projeto foi planejado com a meta de colocar a pessoa no centro de cada processo educativo, ouvindo as gerações mais novas, promovendo a mulher, responsabilizando a família, renovando a economia política e cuidando do meio ambiente de acordo com os 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030.

A escolha de estudantes de escolas públicas foi motivada pela necessidade de divulgar as ciências básicas, que têm um papel na sustentabilidade. “Quando a gente fala das ciências básicas para sustentabilidade, estamos falando de um processo de ensino e aprendizagem dessas ciências na escola. Determinamos como público-alvo da nossa semana as escolas, pensando tantos nos professores quanto nos alunos. Mas teremos mais atividades focadas para professores do que para alunos, inclusive uma que é muito interessante, voltada para empreendedorismo e sustentabilidade”, disse a Profa. Dra. Camila Brasil, Pró-Reitora de Inovação.

Serão realizadas simulações, com jogos que usam o conhecimento que eles têm para aplicar para a área, pensando nos ODS. Também serão mostradas metodologias e tecnologias de ensino que podem contribuir para uma formação melhor dos estudantes das escolas públicas nessas ciências básicas.

“Acho que essa aplicação das ciências básicas por meio da tecnologia pode permitir esse outro olhar dos estudantes e dos professores para essas ciências e também contribuir aí com a formação”, disse a Profa. Camila.



Marcelo Andriotti
15 de outubro de 2023