O Setembro Verde é um programa desenvolvido pela Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, com o objetivo de transformar o mês como o oficial na luta pela inclusão social das pessoas com deficiência.

Como parte da programação, a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realiza, no dia 30 de setembro, às 19h20, uma visita guiada, com audiodescrição, à exposição de fotos “PUC-Campinas 75 anos de memórias e saberes”, organizada pelo Museu Universitário, com apoio do Programa de Acessibilidade (PROACES) da Universidade.

A exposição guiada será no hall do Auditório Dom Gilberto, Campus I, Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades.

O que é audiodescrição?

Trata-se de um recurso de descrição clara e objetiva de todas as informações que são compreendidas visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, exposições visuais, expressões faciais e corporais, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudança de tempo e espaço, além de leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita.

Com a audiodescrição, o usuário pode desfrutar integralmente da obra. As descrições geralmente acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pautas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo teatral, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de modo que a informação audiodescritiva esteja em harmonia com os sons do ambiente, como um filme, um espetáculo, uma exposição, entre outros.

Amanda Cotrim
28 de setembro de 2016