PUC-Campinas organiza Simpósio Brasileiro de Tecnologia

Programado para outubro e organizado em parceria com a Unicamp, evento vai reunir pesquisadores, estudantes e profissionais do setor industrial

Por Patricia Mariuzzo

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, ocorrerá o Simpósio Brasileiro de Tecnologia – BTSym’20 –, evento internacional que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais do mundo da tecnologia. Idealizado pelo professor Yuzo Iano, do Laboratório de Comunicações Visuais, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, o simpósio acontece desde 2016. A edição deste ano está sendo organizada pela PUC-Campinas, em uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana. Pela primeira vez, será inteiramente no formato virtual. “Trata-se de uma excelente oportunidade para nossa comunidade acadêmica apresentar projetos e pesquisas nas mais diversas áreas em um evento de projeção internacional”, contou a professora do Mestrado em Sistemas de Infraestrutura Urbana, Claudia Pezzuto, responsável pela organização do evento na PUC.

O simpósio cobre diversas áreas do conhecimento, divididas em seis eixos de discussão: tecnologia e processos industriais; telecomunicações, desenvolvimento de produtos e inovação em sistemas móveis; tecnologia aplicada aos edifícios; desenvolvimento e inovação de produtos; robótica aplicada; tecnologias aplicadas à infraestrutura urbana e biomedicina aplicada. O objetivo é trazer estudantes, pesquisadores e também profissionais da indústria, estimulando, assim, o diálogo entre a academia e o setor industrial.

Os pesquisadores podem enviar estudos de caso, artigos de opinião ou pôsteres, mostrando estudos, metodologias e resultados alcançados em projetos de pesquisa em nível científico, conclusão de trabalhos de graduação, dissertações e teses. O prazo para inscrição de trabalhos vai até 1° de outubro. “Alunos e pesquisadores de todos os Programas de Pós-Graduação da PUC poderão se inscrever gratuitamente”, explicou Claudia. Os trabalhos melhores apresentados no evento serão publicados pela editora Springer Nature, no livro Anais do Simpósio Brasileiro de Tecnologia – Tendências Emergentes e Desafios da Tecnologia.

Originalmente, o evento estava programado para acontecer no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I, mas, por conta da pandemia da covid-19, ele será inteiramente virtual. “Nas edições anteriores, chegamos a 250 participantes, mas eu acredito que no formato virtual esse público possa ser ampliado”, disse Claudia.

Todas as informações sobre o evento e as instruções para inscrição de trabalhos estão nesta página:

Vinícius Purgato
26 de agosto de 2020