Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas oferece atendimentos psicológicos por Skype à população da RMC durante a pandemia

Serviços incluem plantões psicológicos e ações em grupo para públicos específicos, como gestantes, mulheres vítimas de violência e trabalhadores/desempregados

A PUC-Campinas, por meio do Serviço-Escola de Psicologia, está realizando de modo on-line, via Skype, atendimentos psicológicos gratuitos com a população da RMC. Os serviços, oferecidos de forma remota devido à pandemia, incluem plantões psicológicos, além de ações em grupo para públicos específicos, como gestantes, mulheres vítimas de violência, cuidadores de pessoas com transtornos mentais, e trabalhadores/desempregados no cenário de covid-19. Os atendimentos são feitos mediante disponibilidade de agenda.

Os interessados devem fazer inscrição para garantir participação nos programas, conduzidos por alunos em fase de conclusão da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas sob coordenação dos docentes. O prazo de inscrições é específico para cada atividade. Confira abaixo:

Plantão psicológico

O plantão psicológico on-line, destinado ao atendimento de demandas emocionais imediatas do indivíduo, é um espaço virtual para discutir sentimentos, pensamentos, aflições e angústias. O acolhimento, que ocorre sem agendamento, é feito às segundas e terças-feiras, das 17h às 20h, às quartas e quintas, das 14h às 17h, e às sextas, das 13h às 16h, com exceção dos feriados. O acesso pode ser realizado pelo Skype pelo link https://join.skype.com/invite/qDBIlJWq7pf2, seja por celular, seja por desktop.

Se preferir, o interessado pode entrar em contato, também pelo Skype, adicionando o e-mail plantaopsicopuccampinas@gmail.com.

Atenção Psicológica Ocupacional: serviço de orientação para o mercado de trabalho com foco em mulheres vítimas de violência

Com inscrições até o dia 31 de maio pelo e-mail apo.psico@gmail.com, o programa de atenção psicológica ocupacional tem o propósito de orientar mulheres vítimas de violência de gênero a respeito de oportunidades no mercado de trabalho. São abordadas temáticas como importância da interrupção da violência de gênero no âmbito doméstico; busca de independência financeira por meio do trabalho; melhoria da autoestima; preparação para o mercado; reconhecimento de habilidades ocupacionais; e orientações gerais sobre educação formal.

No e-mail, devem ser fornecidos nome completo, data de nascimento, número de telefone e os horários de disponibilidade para atendimento.

Trabalhadores e desempregados em tempos de covid-19

O grupo busca proporcionar um espaço de compartilhamento das situações que trabalhadores e desempregados têm vivenciado no período de pandemia, sobretudo em questões ligadas aos impactos emocionais e psicológicos. Os encontros são quinzenais e acontecem via Skype.

Inscrições: http://bit.ly/grupotrabalhopuc.

Pré-natal psicológico – Grupo para gestantes

O serviço para gestantes, que ocorre às segundas-feiras, das 18h30 às 20h, busca ser um espaço de reflexão e orientação às mulheres em qualquer momento da gestação. As discussões, feitas pelo Skype, envolvem questões como expectativas e medos relativos ao parto; métodos para o alívio de dor; preparação do acompanhante para o parto; aleitamento materno; depressão pós-parto; sexualidade no pós-parto; aspectos psicológicos do puerpério; cuidado ao bebê; etc.

As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/gestantespsipuc até 31 de maio. As vagas são limitadas.

Vivendo e convivendo com os desafios de cuidar

O programa, que tem vagas limitadas, oferece oficinas à população que convive com familiares ou indivíduos diagnosticados com transtornos mentais ou sofrimento psíquico intenso. O intuito é acolher e fornecer informações importantes relativas ao processo de cuidar. As atividades são realizadas às terças-feiras, das 19h às 20h. As inscrições devem ser feitas até 31 de maio pelo link http://bit.ly/vivendoeconvivendopuc.

Orientação profissional, projeto de vida

Programa voltado a estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio, além de alunos de cursinhos populares, que tem por objetivo fornecer oportunidade de reflexão acerca das possibilidades de acesso ao campo profissional por meio de escolhas conscientes. As vagas são limitadas. Inscrição pelo link https://bit.ly/oficinasop-puc.

Outras informações sobre os serviços podem ser obtidas pelos telefones (19) 3343-6846 ou (19) 9 7166-5474, e pelo site www.puc-campinas.edu.br/servico-escola-de-psicologia.



Vinícius Purgato
16 de abril de 2021