PUC-Campinas marca presença em atividades da Campanha Junho Violeta 2023

Representantes da Universidade estiveram no Terminal Campo Grande, no Terminal Rodoviário Barão Geraldo e na Praça da Vila Aurocan, oferecendo serviços para público 60+

Representantes de diversas áreas da PUC-Campinas participaram ativamente da Campanha Junho Violeta 2023, da Prefeitura Municipal de Campinas. O Junho Violeta é o mês de conscientização sobre a prevenção da violência contra a pessoa idosa.

No último dia 21 de junho, os responsáveis pelo Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas estiveram no Terminal Campo Grande e ofereceram às pessoas que transitavam pelo local orientações para prevenção e saúde do público 60+, esclareceram dúvidas sobre a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e divulgaram as oficinas do Vitalità, oferecidas no Campus I e no Campus II. Estiveram presentes também na ação alunos e alunas da Faculdade de Enfermagem, participantes do Projeto integrador, sob supervisão da Profa. Illymack Canedo Ferreira de Araújo, e estudantes do PET (Programa de Educação Tutorial) de Enfermagem, com supervisão da diretora da Faculdade, a Profa. Dra. Gabriela Marchiori Carmo Azzolin.

No dia 22 de junho foi a vez do Terminal de Barão Geraldo receber a atividade com o auxílio de integrantes do Vitalità.

No sábado, dia 24 de junho, a atividade chegou à Praça Vila Aurocan, com o envolvimento do Serviço de Assessoria Jurídica da PUC-Campinas, coordenado pela Profa. Elisângela Rodrigues de Ávila. No local, também houve doação de mudas, realizada pelo Projeto de Extensão de Hortas Comunitárias PUC-Campinas, sob a coordenação da Profa. Rita de Cassia Violin Pietrobom.

Alunas do curso de Terapia Ocupacional que atuam como bolsistas e voluntárias no projeto, sob orientação da diretora da Faculdade, Profa. Me. Gisele Brides Prieto Casacio, ofereceram orientações às pessoas idosas sobre o trabalho desenvolvido pelo Vitalità e formas de participação nas oficinas gratuitas oferecidas à população.

“A interação com o público 60+ nas ações de intervenção, em parceria com a Coordenadoria da Pessoa Idosa, possibilita a identificação de demandas para a articulação de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão que impactem na construção de uma cultura de convívio intergeracional consciente, respeitoso e solidário”, comentou o Gestor do Vitalità, Dr. Vanderlei Palandrani Junior.

A participação do Vitalità, coordenado pela Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, com gestão do Dr. Vanderlei Palandrani Junior e a coordenação de projetos da Profa. Me. Gisele Brides Prieto Casacio, foi extremamente importante, tendo em vista o trabalho que vem sendo realizado com o público 60+. “A parceria da Secretaria de Direitos Humanos –  Coordenadoria da Pessoa Idosa com a PUC-Campinas é uma iniciativa que já vem  revelando resultados importantes. Um exemplo disso foi a procura pelo serviço de assistência jurídica no encontro realizado na praça da Vila Aurocan e também o grande interesse manifestado pelas oficinas do Vitalità. Todas estas iniciativas ampliam as possibilidades de conscientização propostas pelo Junho Violeta”, destaca Karla Borghi, Coordenadora de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, ligada à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. “A presença do Vitalità no Junho Violeta enaltece o compromisso da PUC-Campinas como Universidade Amiga da Pessoa Idosa”, acrescentou a Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria.

Carlos Giacomeli
28 de junho de 2023