
PUC-Campinas leva soluções inovadoras ao Campinas Innovation Week 2025
Evento acontece entre 9 e 13 de junho e Universidade terá estande do Mescla com diversas atrações
A PUC-Campinas, por meio do Hub de Inovação Mescla, marcará presença mais uma vez no Campinas Innovation Week 2025, evento que espera receber 18 mil pessoas e reunirá universidades, empresas, institutos e associações de destaque no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de Campinas e região. A Universidade, como ator importante no ecossistema de inovação de Campinas e região, apresentará as iniciativas desenvolvidas no Mescla e que reverberam em toda a PUC-Campinas.
Na quinta-feira, em coletiva de imprensa de apresentação do evento, que reuniu as autoridades da cidade e os parceiros na iniciativa, o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, ressaltou a importância do evento e citou os frutos que o Mescla tem colhido ao longo dos anos. “A PUC-Campinas tem formado os seus estudantes para o empreendedorismo e inovação. Temos 118 startups, ou projetos de startups, iniciadas por grupos de estudantes, que antes de seguir uma carreira profissional sonham em empreender. E nós apostamos nesse sonho”, disse o Reitor.
O Reitor da Universidade também abordou recursos importantes liberados para inovação na Universidade. “A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) liberou recursos para que também seja implementado na PUC-Campinas um centro de inovação aberta e inteligência artificial (AIVOS). Este recurso reembolsável da FINEP será utilizado para a construção da infraestrutura e também para sustentar o início dos projetos. Eu espero que, muito em breve, toda estrutura esteja em funcionamento e possa gerar uma série de oportunidades para Campinas e para o Brasil”, disse o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.
A abertura oficial do evento está marcada para o dia 9 de junho, também com a presença do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do prefeito de Campinas, Dário Saadi, e parceiros. As atrações, das mais diversas áreas, seguem até o dia 13 de junho, com 70 horas de conteúdo e quase 200 palestrantes, em quatro palcos. A expectativa é movimentar cerca de R$ 60 milhões em rodadas de negócios, segundo a Prefeitura Municipal de Campinas.

Foto: PMC
Na agenda, entre muitas atividades, quem participar poderá acompanhar um painel especial abordando “Do laboratório ao mercado: Como o Ambiente de inovação acelera a Ciência Aplicada”, que terá como painelista a Diretora de Inovação do Mescla, Dra. Diane Teo de Moraes, às 16h10. Também participam Douglas Zampieri (Coordenadora Adjunto de Pesquisa para Inovação na FAPESP; Luiz Henrique Catalani (Professor Titular da USP); Ricardo Di Lazaro (Cofundador da Genera); e Mona Oliveira (CEO e Fundadora da BioLinker).
Clique aqui e confira a programação completa
“O Campinas Innovation Week reúne os principais atores do sistema nacional de inovação do Brasil, como grandes empresas, startups, órgãos governamentais de fomento, universidades, ICTs e ambientes de inovação. Uma grande oportunidade para a PUC-Campinas compartilhar iniciativas que fortalecem o ensino e a pesquisa e transformam a instituição em um polo de inovação e desenvolvimento tecnológico”, afirmou a Diretora de Inovação da PUC-Campinas, Dra. Diane Teo de Moraes.
Às 9h do dia 10, a diretora de Inovação do Mescla também participa do debate sobre o papel estratégico de distritos de inovação e a colaboração entre governos, universidades e empresas para transformar territórios em ecossistemas de futuro, com atualização sobre o HIDS. Ela estará junto a Dr. Eduardo Gurgel do Amaral (Presidente da Fundação Fórum de Inovação e Sustentabilidade de Campinas); André Aquino (Diretor da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de São Paulo); e Prof. Roberto Donato da Silva Junior (Coordenador da Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável).
No dia 11, o painel “O Futuro da Inovação: como nos posicionar no cenário global” trará também a Dra. Diane Teo de Moraes, na companhia de Gianna Sagazio (CEO do SOSA Brasil); Natalia Ruschel (Coordenadora de Propriedade Intelectual da MDIC -Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços); Cátia Favale (Consultora na Inizio); e Joana Meirelles (Superintendente de Inovação da ASTD -Área de Saúde e Transformação Digital).
Final do Motiv.se
No dia 13 de junho o Campinas Innovation Week sediará a final da 12ª edição do Motiv.se. Lá, as equipes classificadas irão se apresentar e receberão o veredito final com o total de R$ 20 mil em prêmios.
Além do espaço Mescla no local, a PUC-Campinas estará no espaço dedicado à Fundação Fórum Campinas Inovadora e em outros locais com as startups nascidas no Hub de Inovação da Universidade.
Mescla leva ampla gama de atividades de inovação e tecnologia
O Mescla trará muitas atrações para o visitante que passar pelo prédio do relógio durante os dias de evento. Além de saber mais sobre a Universidade e o que o Hub de Inovação oferece para a comunidade acadêmica, poderá ter a experiência de conhecer na prática algumas das linhas de trabalho desenvolvidas. Confira algumas atrações:
Inteligência Artificial como Aliada na Segurança
Sistemas inteligentes compostos por câmeras, visão computacional e algoritmos de IA identificam potenciais riscos, analisam dados em tempo real e enviam alertas preventivos. Uma solução robusta para cidades inteligentes.
Transformação da Mobilidade Urbana
Cidades inteligentes propõem uma mobilidade integrada. A partir da análise do fluxo de veículos e pedestres, a IA identifica padrões que permitem um melhor planejamento do sistema de transporte baseado na demanda das pessoas.
IoT e Iluminação Inteligente
Ambientes inteligentes com energia otimizada. Sensores de clima e luminosidade controlam automaticamente a iluminação, garantindo mais conforto, segurança e eficiência energética.
Saúde 4.0: Reabilitação com IA
Câmeras e dispositivos vestíveis avaliam a dinâmica corporal, captam e quantificam os movimentos. A solução tecnológica desenvolvida gera e processa dados auxiliando na personalização do processo de reabilitação física, propondo exercícios imersivos e interativos que elevam o padrão de cuidado e recuperação.
Computação de Borda
O poder da computação descentralizada que permite transformar ambientes complexos em digitais, inteligentes, responsivos e eficientes. A tecnologia de computação de borda reduz a latência, entregando respostas em tempo real, viabiliza aplicações rápidas e escaláveis para cidades digitais.
Segurança Cibernética
A prática de proteger sistemas essenciais e informações sensíveis contra-ataques digitais. Com laboratório dedicado, em parceria com o INDT, e um curso de graduação em Cibersegurança, a PUC-Campinas forma especialistas e desenvolve soluções para responder a ataques cibernéticos.
Elas Conectam
Outra iniciativa levada ao Innovation Week é o “Elas Conectam”. A proposta, que tem como embaixadora a diretora de Inovação do Mescla, Dra. Diane Teo de Moraes, e traz uma série de painéis voltados à liderança e ao empreendedorismo da mulher. Dentre as atividades, está o tema “Empreendedorismo Negro, inovação e os desafios da Sociedade Brasileira”, com a participação da comendadora Edna Almeida Lourenço e a Profa. Dra. Waleska Miguel Batista, do CEAAB (Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro).
No dia 11, às 14h30, o painel “Como as Mulheres Atuam, Inovam e Constroem o Futuro na Sociedade 5.0” terá a presença da Diretora da Faculdade de Análise de Sistemas, a Profa. Dra. Silvia Cristina de Matos Soares.
A professora Diana C.G.Gonzalez, da PUC-Campinas, apresenta, no dia 12, o painel “Não é sorte, é fomento: oportunidades de financiamento em pesquisa”.
Ecossistema forte e em expansão
Além da PUC-Campinas, as instituições com participação confirmadas são: Campinas Tech, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Campinas Tech, CPQD, Instituto Eldorado, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Unicamp, SiDi, Techoá, Venturus e Instituto Von Braun.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, explica que um dos objetivos do evento é trazer ao público o que tem sido debatido por quem trabalha ou estuda tecnologia. “Nós não estamos falando de coisas que vão acontecer, mas sim de uma realidade. A inteligência artificial pode ser determinante num espaço curto de tempo para uma empresa vender mais ou menos ou então atender um número maior de pessoas. São temas pertinentes a todos.”
Entrada gratuita
O Campinas Innovation Week será realizado no Prédio do Relógio, no Pátio Ferroviário, com entrada gratuita. O evento tem a realização da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) e a execução da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). A correalização é da Fundação Fórum Campinas, Venture Hub e 100 Open Startups.
Serviço
Campinas Innovation Week
Data: 9 a 13 de junho
Onde: Pátio Ferroviário de Campinas, prédio da Oficina de Locomotivas da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio)
Endereço: rua Dr. Sales de Oliveira, 1.380, Vila Industrial, Campinas
Inscrições pelo site: https://campinasinnovationweek.com.br/
Com informações da Prefeitura de Campinas