PUC-Campinas entre as melhores particulares do Brasil no Guia da Faculdade

Ranking feito pelo Estadão e Quero Educação avalia 17 mil instituições de ensino

A PUC-Campinas está entre as 10 melhores universidades particulares do Brasil na edição do Guia da Faculdade 2022, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileira, feita pela Quero Educação (https://querobolsa.com.br/) em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. O ranking do Estadão mostrou a Universidade entre as particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do País e a única fora das capitais.

Foram seis cursos com nota máxima entre os 53 cursos avaliados da PUC-Campinas, recebendo o selo cinco estrelas (excelente) o de Direito, Gestão de Tecnologia da Informação, Letras (Português/Inglês), Mídias Digitais, Nutrição e Pedagogia. Outros 45 tiveram quatro estrelas (muito bom) e dois, que estão em fase de reestruturação, receberam três estrelas (bom). Os cursos mais novos não foram avaliados por não terem turmas formadas.

Entre os destaques da Universidade pelo ranking estão as avaliações de Instituição com mais cursos estrelados de Campinas; Instituição Privada com mais cursos estrelados da área de Engenharia e Produção de Campinas; Instituição com mais cursos estrelados da área de Saúde e Bem-estar de Campinas; Arquitetura e Urbanismo, Direito e Fisioterapia como os melhores cursos de Campinas; e Nutrição como melhor curso de Instituição Privada do Brasil. Também foram destacados cursos da área de Comunicação e Informação. Ciências Contábeis, Medicina Veterinária e Pedagogia.

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”. Mais de 10 mil professores universitários em todo o país são acionados para avaliar mais de 17 mil graduações, em dezenas de áreas de conhecimento.

Os coordenadores de cada curso preencheram um questionário apresentando as principais características das graduações cadastradas: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Com o cadastro voluntário de mais de professores universitários para ingressarem no quadro de avaliadores do Guia da Faculdade, os questionários foram enviados para que eles pudessem avaliar os seguintes quesitos: qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

O Guia da Faculdade avalia os cursos de acordo com as cidades nos quais eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, cada um deles recebe uma nota específica. Caso a instituição ofereça o mesmo curso em diferentes unidades em uma mesma cidade, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade é avaliado.

No final, a maior e a menor nota (o curso é avaliado por seis professores) são eliminadas, extraindo o resultado final, que resultam nos seguintes conceitos de qualidade:

– Entre 5 e 4,50 – 5 estrelas;

– Menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas;

– Menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas;

– Menor que 2,50 – não-estrelado.

Marcelo Andriotti
20 de dezembro de 2022