PUC-Campinas e Venturus apresentam ferramenta para gestão de saúde

Aplicativo desenvolvido dentro do Programa Mescla com participação do Hospital da PUC será lançado em dezembro

A PUC-Campinas, em uma parceria com o Venturus e o Hospital PUC-Campinas, desenvolveu uma ferramenta de análise de dados que auxilia na administração de unidades de saúde e no tratamento e combate a doenças. A apresentação do aplicativo, batizado de HANAS (Health Analytics System), foi feita na manhã de 6 de outubro na reunião do Consun (Conselho Universitário), no Campus I. Em dezembro deverá ocorrer o lançamento oficial do aplicativo, que poderá ser utilizado por hospitais e redes de saúde públicos e privados.

Estiveram presentes o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, pró-reitores, o superintendente do Hospital da PUC, Dr. Antônio Celso de Moraes, e membros do Consun. Também estiveram presentes o CEO da Venturus, João Sato, e pesquisadores que participaram do projeto, como a Profa. Dra. Silvia de Matos Soares, diretora do Curso de Sistemas de Informação da PUC-Campinas, e Marcelo José Hernandes de Abreu de Oliveira, do Venturus.

O HANAS foi resultado da primeira parceria entre a Universidade e uma empresa privada firmada por meio do Programa Mescla, que incentiva e dá suporte a projetos de tecnologia e inovação na Instituição, aproximando estudantes, professores e pesquisadores de empresas e institutos de pesquisa privados.

A ferramenta, que está em sua primeira fase e deverá ser aprimorada, já pode ser utilizada e possibilita aumentar a eficiência do processo operacional e da gestão de hospitais por meio da aplicação de tecnologia da informação com a utilização de dados privados do hospital e dados públicos.

O sistema permite a visualização de dados e informações hospitalares por parte de médicos, enfermeiros e gestores de hospitais, agilizando a tomada de decisões como compra de insumos, realocação de pessoal, reforço em combate e prevenção a doenças. Ele também gera alertas em caso de ocorrências acima de limites de normalidade para que medidas hospitalares e preventivas possam ser tomadas para a melhoria da saúde dos pacientes.

Na sua primeira versão, é capaz de traçar perfis epidemiológicos com base em uma CID (Classificação Internacional de Doenças), em um período e em um tipo de atendimento realizado. O seu principal objetivo é mapear e exibir informações médicas e sociais dos pacientes atendidos.

A funcionalidade de alertas também pode auxiliar autoridades de saúde, pois traça o aumento de ocorrência indicando a crescente de tendências epidemiológicas a partir de níveis críticos ou de atenção.

“É uma alegria para a PUC-Campinas ter persistido nesse projeto, mesmo com todas das dificuldades impostas pela pandemia. E agradecer ao Instituto Venturus pela parceria iniciada em 2019 e ao Hospital da PUC. Esperamos agora continuar o trabalho em uma segunda fase, incorporando ainda mais inteligência artificial à ferramenta”, disse o Reitor.

João Sato, da Venturus, também destacou a experiência de desenvolver um projeto junto com uma instituição de ensino. “Essa é a primeira parceria do tipo feita pela Venturus e também a primeira desenvolvida com recursos próprios”, disse.

Os recursos aplicados foram da própria PUC-Campinas e da Venturus, além da participação ativa de profissionais da Universidade e do Hospital. “Isso deve gerar um crescimento e muitas melhorias para nosso hospital, pois atualmente não é possível desenvolver um bom trabalho sem tecnologia de informação”, disse Antônio Cesar, superintendente do hospital.

A professora Sílvia de Matos destacou a experiência e a participação de vários setores da Universidade. “Essa ferramenta passou por todo o ciclo de desenvolvimento no Mescla, com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar com profissionais da Universidade, do Instituto e do Hospital. Essa primeira fase já beneficiará o trabalho de médicos, enfermeiros e gestores”, disse.

Marcelo Andriotti
7 de outubro de 2022