PUC-Campinas e Leroy Merlin vão transformar projeto de alunos de Arquitetura em realidade dentro da loja

Concurso “Espaço Projeto Leroy Merlin e PUC-Campinas” vai criar área desenvolvida pelos estudantes dentro da unidade Dom Pedro

Nada é mais gratificante do que ver aquela ideia criativa ganhar forma e sair do papel – ou melhor, do computador. Um concurso realizado pela PUC-Campinas e pela Leroy Merlin vai premiar projetos criados pelos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e levar a criação dos estudantes para dentro da loja, aos olhos dos clientes da unidade Dom Pedro, em Campinas.

O “Espaço Projeto Leroy Merlin e PUC-Campinas” surgiu por meio de uma parceria entre a empresa e a universidade. Ao todo, 51 alunos do terceiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo foram divididos em aproximadamente 10 grupos e desenvolveram, ao longo de quatro meses, projetos de iluminação e arquitetura para uma área no interior da loja, tendo como base um orçamento de R$ 28 mil. Todo o desenvolvimento foi feito durante a disciplina de Conforto Ambiental, Iluminação e Acústica, sob o direcionamento das professoras Claudia Pezzuto e Helena Zanlorenzi.

Para a professora doutora Ana Paula Giardini Pedro Trevisan, diretora da FAU, a iniciativa é importante para levar o aluno a ter uma experiência que simula a realidade do mercado de trabalho. “A própria dinâmica de concursos de projetos é um formato comum de contratação, especialmente por instituições e entidades públicas ou privadas. Nesse sentido, o exercício de disciplina aproxima ou simula situações reais de atividade profissional”, comenta.

Depois dos quatro meses de produção, todos os projetos passarão pelo crivo de uma banca examinadora, que será composta por representantes da Leroy Merlin, da gerência das lojas e também das áreas de merchandising e vendas, além de professores da PUC-Campinas e da diretoria da FAU. Eles serão responsáveis por escolher os três projetos no dia 9 de junho, no espaço Mescla, a partir das 17h.

“Os grupos estiveram na loja, estudaram o local, tiraram dúvidas com os vendedores, conheceram a jornada do cliente, então eles vieram conhecer mais o negócio para conseguir aplicar de maneira mais efetiva o projeto”, explica Taisa Sanitá Selis, gerente de Relacionamento Cliente da Leroy Merlin, na loja Campinas Dom Pedro.

Os escolhidos ganharão prêmios em produtos da loja e uma visita guiada na L’ Espace – megaloja da Leroy, em São Paulo. Ao final, o projeto mais votado será implantado pela loja dentro da unidade Dom Pedro. Ou seja, a partir da escolha, o grupo vencedor irá elaborar o projeto executivo, com planta baixa e detalhamento mobiliário para que ele possa ser viabilizado pela loja e fique disponível para os clientes.

Além de fomentar a criatividade e colocar os alunos em uma experiência profissional, a parceria também é vista como uma experiência única dentro da loja. “A nossa intenção é que seja um espaço que tenha uma memória para o cliente. Que tenha uma experiência única ali, que seja construído com os alunos, com a comunidade, com a visão de cliente e a de profissional de construção”, completa Taisa.

Carlos Giacomeli
6 de junho de 2022