PUC-Campinas e CPQD lançam programa com residência tecnológica para estudantes

A iniciativa busca suprir uma lacuna de mercado nas áreas de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Segurança Cibernética

A PUC-Campinas e o CPQD lançam em fevereiro um Programa de Capacitação Tecnológica em Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Segurança Cibernética, que será oferecido de forma gratuita a estudantes e profissionais interessados na área. Com início em 15 de março, o programa prevê um processo de 18 meses, que serão divididos em duas fases: teórica (de forma on-line) e prática.

Espaço Mescla

A iniciativa é um Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), o qual tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é coordenado pela Softex, empresa de desenvolvimento, inovação e transformação digital. O objetivo é preparar e capacitar estudantes universitários de cursos relacionados a tecnologia, bem como profissionais com interesse em IA, IoT e Segurança Cibernética, mas sem experiência prévia nessas áreas.

Para Eniceli Rodrigues Moraes Pinto, gestora de projetos do CPQD, a iniciativa busca suprir um gap de mercado em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). “Identificamos uma carência de profissionais das áreas de IA, IoT e Segurança Cibernética capacitados e com experiência para atuar em projetos. O programa vai contribuir para qualificá-los a atuar com maior expertise em projetos de tecnologias emergentes e de ponta”, ressalta.

A Gerente do Programa Mescla (HUB de Inovação da PUC-Campinas) Diane Teo de Moraes, também identifica o potencial de crescimento no setor. “Temos percebido o déficit de profissionais preparados para atender esses mercados. O Programa de Capacitação com Residência oferecido em parceria com o CPQD e Softex é uma iniciativa com impacto direto num mercado tão promissor e estratégico”, reforça.

Considerado uma Residência Tecnológica, o projeto se utiliza da metodologia PBL (Project Based Learning), em que os estudantes vão aplicar o conhecimento teórico prévio em uma situação problema. Mas a grande inovação deste programa é que os participantes vão atuar em situações reais, em projetos do CPQD e de possíveis parceiros, os quais possuem desenvolvimento tecnológico aprofundado, de acordo com as necessidades do mercado.

Segundo o presidente do CPQD, Sebastião Sahão Junior, a parceria traz o que há de melhor da organização, com a atuação em tecnologias de ponta, e todo o know-how da universidade na formação teórica do aluno. “Junto à PUC-Campinas, vamos capacitar e criar oportunidades para profissionais altamente qualificados atuarem em grandes projetos no CPQD e no mercado. Isso é uma importante contribuição para a nossa sociedade”, destaca.

Para o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, trata-se de uma iniciativa que é alinhada com a vocação da Universidade. “A parceria entre a PUC-Campinas e o CPQD torna mais completa a formação profissional e humana de nossos estudantes. Essa união é uma oportunidade para que eles possam crescer e também elevar a qualidade do conhecimento construído. Além disso, a Universidade já compõe o ecossistema de inovação da região e o tema é um dos eixos estratégicos da instituição, o que contribui para a consolidação de um ambiente próspero para inovar”, comenta.

As inscrições acontecem entre os dias 10 de fevereiro e 1º de março. Serão selecionados 160 estudantes que passarão pelos cursos de Ciência de Dados e Machine Learning. Em seguida, os estudantes poderão seguir na trilha de aprendizagem, escolhendo entre os cursos de Visão Computacional, NLP, Fala e Segurança Cibernética. Nesta fase do treinamento, serão seis aulas semanais, sendo quatro síncronas (ao vivo) e duas assíncronas (gravadas), na modalidade online.

Finalizada a parte teórica, os inscritos passarão por uma banca avaliadora, a qual selecionará 80 estudantes para seguir para a prática, no CPQD. As 20 horas semanais serão divididas entre o treinamento presencial e o online. Neste modelo híbrido, que tem duração de nove meses, parte dos estudantes será bolsista do CPQD no período da manhã (das 8h às 12h), e parte, à tarde (das 13h às 17h). Aos selecionados para a atuação prática, será disponibilizada uma bolsa para subsidiar a formação.

Clique aqui para ver o regulamento do Programa

Clique aqui para realizar a inscrição

Carlos Giacomeli
10 de fevereiro de 2023