Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas e CPQD anunciam estudantes selecionados para Fase II do Programa de Capacitação com Residência Tecnológica

Ao todo, 80 participantes que se destacaram na primeira fase avançaram à próxima etapa. Programa busca suprir uma lacuna de mercado nas áreas de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Segurança Cibernética

O Programa de Capacitação com Residência Tecnológica desenvolvido por meio de uma parceria entre PUC-Campinas e CPQD definiu os estudantes classificados para a Fase II do projeto, quando o Programa parte para a etapa de Residência Tecnológica.

A lista completa pode ser acessada clicando aqui.

O programa é uma grande porta de entrada para quem deseja se capacitar para trabalhar nas áreas de inteligência artificial, internet das coisas e segurança cibernética.

Inicialmente, dos 332 matriculados, o programa selecionou 162 estudantes para participar, sem custo algum, de cursos no modelo de Capacitação Teórica de Visão Computacional, Ciência de Dados e Machine Learnig. Finalizada a parte teórica, os inscritos passaram por uma banca avaliadora e 80 selecionados irão seguir para a prática, no CPQD, com acompanhamento dos especialistas da PUC-Campinas. Nesta etapa, será disponibilizada uma bolsa para subsidiar a formação do participante.

Confira aqui os critérios utilizados para a seleção.

“O Programa possibilitou formar profissionais qualificados em áreas com alta demanda no mercado nacional e internacional, como Visão Computacional, Processamento de Linguagem Natural, Tecnologias de Fala, Ciência de Dados e Machine Learning, de uma maneira inovadora, aliando a teoria à pratica de empresas, possibilitando a qualificação e a requalificação de profissionais e alunos, assim como a interação e o networking entre eles”, comenta a Coordenadora Técnica e Pedagógica do Programa, Profa. Sílvia Cristina de Matos Soares, Diretora da Faculdade de Análise de Sistemas, da PUC Campinas.

“Programas como esse, que envolvem Residência Tecnológica, são fundamentais para o momento disruptivo que vivenciamos, com a tecnologia fazendo parte de nosso cotidiano e o mercado em busca de profissionais preparados para atender os desafios trazidos, também, pela inovação aberta”, reforça a gerente do Mescla, Diane Téo de Moraes.

“O Programa está contribuindo em sanar uma carência de profissionais das áreas de IA e IoT capacitados e com experiência para atuar em projetos, visto que qualifica profissionais generalistas a atuarem com maior expertise em tecnologias emergentes e de ponta”, completou Eniceli Rodrigues Moraes Pinto, Gestora de Projetos do CPQD.

O Programa

A iniciativa é um Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), o qual tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é coordenado pela Softex, empresa de desenvolvimento, inovação e transformação digital. O objetivo é preparar e capacitar estudantes universitários de cursos relacionados a tecnologia, bem como profissionais com interesse em IA, IoT e Segurança Cibernética, mas sem experiência prévia nessas áreas.

 



Carlos Giacomeli
7 de novembro de 2023